Determinação da significância de impactos ambientais: como melhorar essa prática?

com Luis Enrique Sánchez

O professor Luis Enrique Sánchez, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), apresenta, na próxima quarta-feira (17), um webinar gratuito sobre o tema Determinação da significância de impactos ambientais, levantando a questão “como melhorar essa prática?”. 

A palestra pretende responder questionamentos relacionados aos aspectos mais fundamentais da avaliação de impactos ambientais, a partir da prática mais adequada de determinação da importância dos mesmos.

O que será abordado:

  • Determinação da significância de impactos ambientais como função essencial da avaliação dos mesmos;
  • Mudanças que podem ocorrer em virtude de impactos ambientais significativos (como o traçado de rodovias e outros empreendimentos lineares, ou a localização de portos e terminais, por exemplo);
  • Origem da significância de um impacto ambiental; 
  • Problemas decorrentes da prática atual no Brasil; 
  • Mecanismos para melhorar a avaliação de significância e a qualidade dos estudos ambientais.

Para saber mais

Capa do livro que dá origem ao webinar Determinação da significância de impactos ambientais: como melhorar essa práticaO webinar será baseado no livro Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos, do professor Luis Enrique Sánchez, cuja terceira edição foi publicada em 2020 pela Ofitexto. A obra traz, de maneira muito bem elaborada e de forma didática, a definição de alguns conceitos cujo significado pode nos parecer comuns ao dia a dia, como os termos “ambiente”, “cultura e patrimônio cultural”, “poluição”, entre outros, mas de forma ainda mais detalhada e elucidativa, além de explicações a respeito dos motivos pelos quais a avaliação dos impactos ambientais é e deve ser realizada antes de qualquer projeto ter início.

Além disso, o livro explicita as etapas da avaliação dos impactos ambientais e a maneira como esta deve ser realizada. Da mesma forma, o webinar apresentado pelo professor na próxima quarta-feira, levantará essas mesmas questões.

Luis Enrique Sánchez é Engenheiro de minas e geógrafo pela USP e doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Desenvolvimento pela Escola de Minas de Paris. É professor titular da Escola Politécnica da universidade, onde desenvolve atividade de ensino e pesquisa em planejamento e gestão ambiental.

A palestra online será realizada a partir das 14h30 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira. Os interessados podem efetuar suas inscrições por meio deste link.