tarja

Tecnologia da Indústria do Gás Natural

Especificação

AutorCélio Eduardo Martins Vaz, João Luiz Ponce Maia, Walmir Gomes dos Santos
SumárioSumário
Degustaçãonone
Páginas440
ISBN9788521204213
Publicação2008
Formato17 x 24 cm
EncadernaçãoBrochura
Edição1
Comprar

Por: R$ 160,00ou X de

Aproveite também
  • A indústria do gás natural no mundo tem apresentado índices significativos de crescimento e cada vez mais reforça sua posição de ser uma importante alternativa energética. Nesse contexto, o livro Tecnologia da Indústria do Gás Natural apresenta conceitos fundamentais a respeito do tema, bem como as tecnologias envolvidas e os processos utilizados para o processamento do gás natural. Por meio de ilustrações e explicações detalhadas, os autores dedicam, com consistência e comprometimento, capítulos a cada etapa da cadeia produtiva do gás (produção, condicionamento, processamento e transporte), entre outros aspectos relevantes, como comercialização e distribuição.

    O livro ressalta também a importância do gás natural — seja como matriz energética nacional, seja mundial — como componente ambiental fundamental em relação às fontes de energia concorrentes (carvão e derivados do petróleo), em razão, sobretudo, de suas menores taxas de emissão de gases de efeito estufa. Além disso, mostra como a sua participação na economia nacional aumentou significativamente, propiciando, inclusive, a criação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que promove a regulação, contratação e fiscalização das atividades integrantes da indústria do petróleo, e define o papel de cada ator que participa desse mercado em franca expansão.

    Trata-se, portanto, de um livro que aborda questões essenciais a serem discutidas nos próximos anos. É necessário pensar o desenvolvimento da indústria do gás natural não apenas para evitar que fiquemos vulneráveis à ocorrência de distúrbios externos que possam impactar o abastecimento interno do produto, mas também como cidadãos com responsabilidade ambiental.

blog comments powered by Disqus