tarja

Geologia de Engenharia 3ª ed.

Cód.
ofi_5584
Editora:

Especificação

AutorNivaldo José Chiossi
SumárioSumário
Degustaçãonone
Páginas424
ISBN978-85-7975-083-0
Publicação08/2013
Formato21 x 28 cm
EncadernaçãoBrochura

O livro Geologia de Engenharia apresenta um importante, inédito e consistente conjunto de conhecimentos, rico em ilustrações e exemplos, ideal para que o estudante e o profissional da área de Engenharia Civil conheçam como a Geologia de Engenharia lhes pode ser útil.

Comprar

Disponibilidade

Entrega em 2 dias úteisPrazo de entrega válido para pedidos feitos até as 22h00 com cartão de crédito e aprovado na primeira tentativa.

Por: R$ 122,00ou X de

Aproveite também

  • O livro Geologia de Engenharia, reeditado após mais de 30 anos, além de explicar os conceitos geológicos básicos, apresenta ferramentas para obter o conhecimento da aplicação da Geologia nas obras de Engenharia. Em cada tema o autor inclui ilustrações e mostra de forma didática a importância de conhecer a geologia local, que inclui as rochas e os solos formadores do substrato onde a Engenharia implanta as suas obras.

    De autoria de Nivaldo Chiossi, buscou-se nesta nova edição a atualização de diversos tópicos e o acréscimo de capítulos os quais o autor considera importantíssimos para os estudantes da área de Engenharia Civil: a Geologia de Engenharia aplicada às obras lineares (como estradas, ferrovias, canais e linha de transmissão), às obras subterrâneas, ao petróleo e ao gás, à mineração e ao meio ambiente.

    Os capítulos 1 a 5 são dedicados aos conceitos básicos sobre solos e rochas. O Cap. 6 descreve a importante Geologia Estrutural, um desafio permanente para qualquer obra de engenharia. Os Caps. 7, 8 e 9 tratam dos métodos de investigação do subsolo, da elaboração de mapas geológicos e geotécnicos e dos recursos das fotos aéreas e do sensoriamento remoto para a identificação dos aspectos estruturais da geologia da área de interesse a uma obra de engenharia.

    Nos capítulos 10 a 12 é abordado o tema hidrogeologia detalhando sobre as águas superficiais e subterrâneas e suas ações na paisagem e nas áreas construídas. Encerram o livro os capítulos 13 a 17, nos quais o autor aprofunda a Geologia de Engenharia aplicada a projetos como barragens, túneis metroviários, canais, dutos e mineração.

    Com uma linguagem didática e acessível, enriquecido e ilustrado com fotos e diversos gráficos, o livro apresenta também exemplos das novas construções espalhadas por todo o Brasil. Imprescindível a todos os estudantes de Engenharia Civil e aos geólogos que desejam entender a relação Geologia-Engenharia.

blog comments powered by Disqus