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A Grande Barreira da Serra do Mar", publicado pela ABGE, explora os desafios históricos e técnicos relacionados à transposição da Serra do Mar, uma região marcada por sua acidentada topografia e propensão a escorregamentos. O livro aborda a evolução da engenharia brasileira ao lidar com essa imponente formação natural, passando de uma abordagem inicial de "vencer a serra a qualquer custo" para uma compreensão mais profunda e sustentável de "conhecer e respeitar a serra". É uma reflexão essencial sobre as relações entre o homem e a natureza, especialmente no contexto do desenvolvimento e preservação ambiental.
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A grande barreira da serra do Mar - 3ª ed. - Impresso

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      Desde o descobrimento do Brasil e o início da colonização de seu território sudeste, a Serra do Mar, por sua acidentada topografia, por seus abruptos desníveis entre a Baixada Marinha e o Planalto, e pela grande suscetibilidade de suas encostas a escorregamentos de solos e rochas, apresentou-se como formidável barreira à livre circulação de pessoas e mercadorias entre seu litoral portuário e o interior do país, impondo consideráveis restrições ao desenvolvimento econômico e social da região. Dadas essas características naturais da Serra, invariavelmente as estradas abertas para sua transposição enfrentaram terríveis problemas em sua construção e operação, impondo um pesado ônus à sociedade para mantê-las, ainda que precariamente, em funcionamento.

      Apenas recentemente a Engenharia Brasileira convenceu-se de que, para superar com sucesso esse desafio de ordem topográfica, geológica e geotécnica, era preciso progredir nos conhecimentos dos fenômenos e comportamentos naturais e induzidos das encostas da Serra. Essa foi uma compreensão importantíssima do problema, pois possibilitou a migração da anterior e desastrosa postura de “vencer a Serra a qualquer custo” para uma atitude mais inteligente e superior de “conhecer e respeitar a Serra”.

      Sob outro ângulo, fosse sua topografia um pouco mais suave e suas encostas menos susceptíveis a escorregamentos, por certo a Serra do Mar, com suas maravilhosas e generosas características naturais, teria já sido, a exemplo de outras regiões que lhe são limítrofes, totalmente desmatada e desfigurada — fato que representa hoje uma verdadeira bênção para as enormes concentrações populacionais que lhe são próximas.

      Este livro é um convite a uma maior e melhor compreensão desse instigante capítulo da história das relações entre o Homem e a Natureza.

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      Especificação

      AutorÁlvaro Rodrigues dos Santos
      Sobre o AutorGeólogo nascido em Batatais, São Paulo, e formado pela Universidade de São Paulo em 1968. Com algumas passagens pela empresa privada, teve sua carreira técnica basicamente desenvolvida no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, desde sua contratação em 1969. Pesquisador Sênior, ocupou diversos cargos e funções, tendo sido Diretor da Divisão de Minas e Geologia Aplicada e Diretor Executivo de Planejamento e Gestão do IPT. Teve a oportunidade de trabalhar com os mais diferentes tipos de obras e ações de uso e ocupação do solo e colaborou especialmente para o desenvolvimento da Geologia de Engenharia aplicada a Obras Viárias, Estabilidade de Taludes de Corte e Encostas e Problemas Urbanos. Vários dos projetos de pesquisa e de engenharia dos quais participou relacionaram-se diretamente com a Serra do Mar, o que lhe permitiu aprofundar-se aplicadamente no entendimento geológico e geotécnico dessa singular região do sudeste brasileiro. Ao longo de sua carreira, dedicou especial atenção à formulação conceitual e metodológica de Geologia de Engenharia brasileira, pleiteando para esta seu entendimento como uma Geociência Aplicada, com plena e intrínseca vinculação ao universo científico e analítico da Geologia, tese consagrada em seu livro Geologia de Engenharia: Conceitos, Métodos e Prática, lançado em 2002.
      SumárioSumário
      Páginas160
      Sub-Títuloda trilha dos Tupiniquins à Rodovia dos Imigrantes
      ISBN978-65-88460-36-8
      Publicação2024
      Formato17,5 x 24,5 cm
      EncadernaçãoCapa dura
      Edição3

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