Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

João Jerônimo Monticeli Preço de capa: R$ 80,00

UMA EXPERIÊNCIA A SER COMPARTILHADA COM TODO O BRASIL

O livro aborda acontecimentos de bastidores que originaram, ao final dos anos 1980 e na década de 1990, os marcos legais da política e do sistema de gestão de recursos hídricos implantados nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Bacias PCJ, pioneira no trato das questões legais e institucionais no Brasil.

São oito capítulos, complementados por dois apêndices, que descrevem experiências de gestão praticadas pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ, entidade de direito privado sem fins lucrativos, criada em 1989. Prefácios dos quatro primeiros presidentes do Consórcio PCJ: José Machado, Frederico Polo Muller, João Moysés Abujadi e Vitório Humberto Antoniazzi (in memoriam); e do primeiro presidente do Comitê das Bacias PCJ, Antonio Carlos de Mendes Thame.

Nesse contexto, e com tinturas autobiográficas, o autor toma partido e defende o protagonismo do poder público local e dos usuários, e a verdadeira descentralização da gestão, com base no sistema comitê-agência de bacia.

Segundo o autor, há necessidade de reflexão sobre a atualidade, para que a gestão de bacias não gire em falso e faça apenas a gestão de si mesma, em vez de gerir as águas.

O autor, João Jerônimo Monticelli, geólogo (IGc-USP, 1971) e Mestre em Geotecnia (EESC-USP, 1984), atuou no Consórcio PCJ durante dez anos e foi diretor da Agevap, a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul, em 2005.

Informações técnicas

Autor
João Jerônimo Monticeli
Páginas
328
ISBN
978-65-900715-0-7
Publicação
2019
Edição
1

Material Complementar

Tipo Nome Acesso Formato Tamanho
  • acesso livre (mediante login)
  • acesso proprietário do livro (requer chave de acesso disponível no livro)
  • acesso professores (mediante cadastro aqui)

Livros e cursos relacionados

Curso

Rio Araguaia – a última fronteira