Diamante: a Pedra, a Gema, a Lenda

Mario Luiz Chaves, Luís Chambel Preço de capa: R$ 82,00

Ilustrado em cores

A atração e o fascínio que o diamante exerceu sobre os homens e mulheres pelos tempos não poupou os autores. Mario Chaves e Luís Chambel dedicam-se ao estudo técnico, acadêmico e de campo das questões da Geologia e Mineração dos depósitos diamantíferos há 20 anos.

Diamante: a pedra, a gema, a lenda inicia a história do diamante com os hindus, no 8º século a.C., passando pelos mitos e lendas que cercam diamantes famosos, símbolo de poder e, às vezes, portadores de maldições sobre seus donos, como o diamante Hope.

O principal enfoque de Diamante: a pedra, a gema, a lenda é a Geologia e a Mineração do diamante. São avaliados os depósitos diamantíferos e o potencial brasileiro, o momento atual e o possível futuro da exploração de diamantes no Brasil, solidamente relacionados ao contexto internacional. Como não poderia deixar de ser, os depósitos de Minas Gerais merecem particular atenção. Fortíssimas razões geológicas sorriem para o potencial brasileiro.

A Gemologia, as propriedades físicas e as que valorizam os diamantes no comércio de gemas e de joias são objeto da atenção dos autores, bem como o comércio que opera em condições tão especiais quão únicas – sem paralelo – qualquer que seja o bem e mercado considerados. É assim que Diamante: a pedra, a gema, a lenda relata o papel da De Beers, da indústria dos diamantes e o “sindicato” dos diamantes que completam a visão sobre esse cintilante tema.

Diamante: a pedra, a gema, a lenda destina-se aos profissionais envolvidos com prospecção, pesquisa e explotação de bens minerais, particularmente diamantes, aos envolvidos com a Gemologia e o comércio de diamantes, aos estudantes de Geologia, Minas e Gemologia, e a todos os fascinados pela magia dos diamantes e seu universo.

Informações técnicas

Autor:
Mario Luiz Chaves, Luís Chambel
Páginas:
232
ISBN:
978-85-86238-25-3
eISBN:
978-85-7975-022-9
Publicação:
2003
Edição:
1

Livros e cursos relacionados