A fitorremediação é uma tecnologia emergente que utiliza plantas e seus microrganismos associados para remediação de solo, água ou ar contaminados. Pode ser aplicada no tratamento de áreas extensas afetadas por largo espectro de poluentes orgânicos e inorgânicos, como sais, metais, pesticidas e hidrocarbonetos de petróleo, às vezes, simultaneamente. É uma técnica de custo muito reduzido quando comparada a outras formas de remediação, podendo inclusive propiciar a produção de madeira, forrageiras ou de outros produtos vegetais que lhe agregam algum valor econômico.

Fitorremediação: o uso de plantas na melhoria da qualidade ambiental vem preencher uma lacuna de informações em português sobre essa tecnologia. De forma didática, apresenta uma introdução ao tema com definições, conceitos e os princípios dos mecanismos de fitorremediação de maior destaque. Na segunda parte do livro, os estudos de casos mostram as principais experiências internacionais e nacionais. Por último, são abordados os doze pesticidas banidos internacionalmente (e também no Brasil) que ainda constituem passivos ambientais em cuja resolução a fitorremediação terá papel importante.

A obra é de grande utilidade para universitários, profissionais das áreas biológicas, agronômicas e de meio ambiente e todos aqueles que se interessam por sustentabilidade ambiental e se sentem responsáveis pelo futuro do Planeta.

Informações técnicas

Autor:
Fitorremediação
Páginas:
Julio Cesar da Matta e Andrade, Sílvio Roberto de Lucena Tavares, Cláudio Fernando Mahler
eISBN:
978-85-7975-091-5
Publicação:
2007
Edição:
1

Livros e cursos relacionados