Projeto da durabilidade de estruturas de concreto em ambientes de severa agressividade

Odd E. Gjørv Preço de capa: R$ 85,00

Pontes, portos, ancoradouros, faróis, túneis, plataformas de exploração de petróleo, entre diversas outras edificações e embarcações construídas em concreto estão expostas a ambientes de severa agressividade. Nesses locais, a durabilidade e o desempenho tornam-se fatores ainda mais críticos e decisivos para o sucesso do empreendimento.

Projeto da durabilidade de estruturas de concreto em ambientes de severa agressividade apresenta os principais conceitos teóricos e dados práticos necessários para a análise desses fatores, auxiliando a tomada de decisões no projeto de estruturas de concreto. A partir de estudos de caso e aplicações práticas, o cientista e engenheiro norueguês Odd E. Gjørv oferece recomendações e diretrizes para combater a temida corrosão das armaduras induzida por cloreto.

O autor apresenta estratégias, métodos, cálculos e resultados obtidos. Ele narra a experiência prática adquirida em recentes projetos comerciais da Olso Harbor KF e da Nye Tjuvholmen KS, além de resultados preliminares do Programa Infraestrutura Submersa e Cidade do Futuro Sumersa, da National Research Foudation (NRF) de Singapura, implementado pela Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura. Embora este livro trate do aumento e maior controle de durabilidade de um ponto de vista técnico, uma breve introdução aos custos e à avaliação do ciclo de vida também foi incluída.

A supervisão técnica da obra ficou a cargo dos professores Paulo Helene e Enio Pazini Figueiredo, referências nesta área no Brasil.

Informações técnicas

Autor:
Odd E. Gjørv
Tradutor:
Leda Maria Marques Dias Beck
Páginas:
240
ISBN:
978-85-7975-195-0
Publicação:
2015
Edição:
1

Livros e cursos relacionados