Secas na Amazônia: causas e consequências

Laura De Simone Borma, Carlos Afonso Nobre Preço de capa: R$ 78,00

Fruto de anos de pesquisa de 44 dos mais renomados cientistas de importantes instituições brasileiras e internacionais, o livro traz “novas verdades”, no dizer de Adalberto Luís Val, do Inpa, e “é uma obra obrigatória para estudiosos de todas as áreas”.

A resposta da floresta amazônica a mudanças ambientais instiga a curiosidade dos cientistas e da sociedade global, pois é percebida como um riquíssimo patrimônio natural, o único e último nessa escala do Planeta.

De que forma desmatamentos, queimadas, secas e incêndios podem provocar mudanças climáticas e impactar a Amazônia? Robustos estudos apontam para o aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como grandes cheias e secas. Estudar a relação desses eventos extremos com mudanças naturais ou antrópicas e avaliar seus impactos sobre os biomas e os seres humanos é o objetivo de Secas na Amazônia.

Com rigor científico, o livro apresenta o histórico de Secas na Amazônia; a análise de fatores climatológicos determinantes; simulações e previsões; estudos das últimas secas; e impactos para os recursos hídricos, a fauna, a flora e os seres humanos. Escrito por renomados pesquisadores das mais importantes instituições brasileiras e internacionais, Secas na Amazônia: causas e consequências traça uma análise abrangente e criteriosa sobre os eventos climáticos extremos na região, de fundamental importância para a biodiversidade, o meio ambiente e a economia não apenas do Brasil, mas de todo o mundo.

Informações técnicas

Autor:
Laura De Simone Borma, Carlos Afonso Nobre
Páginas:
367
ISBN:
978-85-7975-078-6
eISBN:
978-85-7975-226-1
Publicação:
2013
Edição:
1

Livros e cursos relacionados