Desmontes cuidadosos com explosivos


Investimento

R$175,00
Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Carga horária

5h

Comprar

Objetivo

Este workshop on-line, liderado por Carlos Manoel Nieble e que conta com a participação de convidados renomados, aborda os seguintes temas:

  • Aula 1| Plano de fogo a céu aberto e desmontes esculturais, com José Lúcio Pinheiro Geraldi.
    – Desmonte de rocha a céu aberto
    – Exploração em pedreiras
    – Plano de foto (definição e parâmetros)
    – Desmonte secundário
    – Desmonte escultural – escavações a frio
    – Pré e pós-fissuramento
    – Fogo cuidadoso
  • Aula 2 | Quais os cuidados de um desmonte cuidadoso, com Carlos Manoel Nieble.
    – Apresentação de metodologia para prevenção de danos
    – Critérios de segurança (estrutural, para meio ambiente etc.)
    – Recomendações de boas práticas de desmonte em área urbanas
    – Acidentes com ultralançamentos no Brasil com desmontes não cobertos
    – Desmonte agressivo e não agressivo
  • Aula 3 | Implosões em áreas urbanas, com Fábio Bruno.
    – Estudo de proteção das vigas metálicas para implosão parcial do viaduto;
    – Carregamento dos pilares de concreto para implosão de 1.200 metros de viaduto;
    – Diferentes metodologias para demolição do restante da Perimetral;
    – Implosão de 300 metros do viaduto, sendo sua laje protendida;
    – Simulação da implosão para minimizar os possíveis danos no entorno.
  • Aula 4 | Aspectos práticos e normativos do controle sismográfico de detonações em áreas urbanas, com Luiz Eduardo C. Soares (Technoblast).
    – Para que serve o monitoramento?
    – Quando monitorar?
    – Onde monitorar?
    – Como monitorar?
    – Princípios básicos de vibração e pressão acústica
    – Normas a serem observadas: ABNT/NBR 9653:2005 e CETESB D-7.013:2015

[Atenção: Esta palestra é gravada. Você terá acesso ao vídeo e ao PDF da apresentação após concluir o processo de inscrição e pagamento. Assim que confirmarmos sua inscrição, você deverá acessar esta página com seu login e senha e clicar no botão Material exclusivo para visualizar o conteúdo.]

Clique no botão Comprar, no menu esquerdo, e efetue o processo de compra para ter acesso o vídeo gravado desta palestra on-line realizada entre os dias 16 e 19 de abril de 2018.

Público-alvo

Este workshop é destinado a estudantes e profissionais nas áreas de Engenharia Civil e de Minas, Geologia.

Carga horária: 5h

Investimento: R$175,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Autor-consultor

Carlos Manoel Nieble

Carlos Manoel Nieble é engenheiro de minas, formado em 1966 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Em 1974, tornou-se mestre em Engenharia, pela mesma instituição, tendo apresentado a dissertação "Segurança nos desmontes com explosivos". De 1967 a 1975 trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde desenvolveu atividades relacionadas a mecânica de rochas e dinâmica de rochas, atingindo grau de pesquisador-chefe. Foi professor assistente da Escola Politécnica da USP até 1975, onde ministrou, para geólogos, engenheiros de minas e engenheiros civis, cadeiras relacionadas a Desmonte e Perfuração de Rochas com Explosivos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Foi presidente da então Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE) entre 1974 e 1976. Em 1976 fez, com alguns parceiros, a primeira implosão de edifício do Brasil, a do edifício Mendes Caldeira, na Praça da Sé, em São Paulo. A esta seguiram várias outras, sendo possível ressaltar a do Irmãos Conzo e um edifício no Largo do Machado, no Rio de Janeiro. Participou da equipe da Paulo Abib Engenharia, maior empresa projetista e gerenciadora de mineração do país, onde atuou em mecânica de rochas, dinâmica de rochas e mais de 30 barragens de disposição de rejeitos e lamas de mineração. Foi consultor de diversos empreendimentos de mineração, entre os quais minas da Vale do Rio Doce, da Ferteco Mineração, e de várias minerações a céu aberto e subterrâneas. Foi projetista e consultor das principais hidrelétricas do Brasil e América do Sul e Central, entre elas Itaipu, Tucuruí, Teles Pires e mais de cem outras, além de ter participado dos principais projetos de túneis e de metropolitanos no Brasil. Projetou e acompanhou os desmontes subaquáticos executados para o rebaixamento da calha do Rio Tietê, executado ao longo dos 24km próximos da marginal do Rio Tietê. É autor de mais de 150 artigos, sendo mais de 40 em congressos internacionais. Junto com Guido Guidicini, é coautor do livro Estabilidade de taludes naturais e de escavação, editado pela Edgard Blucher em associação com a USP. Atualmente, é consultor de risco geológico e dinâmica e mecânica das rochas aplicadas a hidrelétricas, túneis e metropolitanos subterrâneos.

Pós-curso

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Workshop em nosso FAQ: http://bit.ly/2vzYDyZ