Energia sustentável e não sustentável


Investimento

R$9,90

Carga horária

30min

Comprar

Objetivo

Na palestra os autores-consultores Cylon Gonçalves da Silva e Emico Okuno apresentam os riscos da utilização de energia nuclear não sustentável e a demanda global de energia, analisando a tendência de crescimento da energia sustentável, com os seguintes temas:

  • O progresso científico-tecnológico, desenvolvimento econômico e energias baratas;
  • Quanto precisaríamos de energia adicional para ter um mundo mais igual e mais desenvolvido; 
  • Processos insustentáveis de agressão ao meio ambiente;
  • Transições energéticas para modelos sustentáveis.

[Atenção: Esta palestra é gravada. Você terá acesso ao vídeo da apresentação após concluir o processo de inscrição e pagamento. Assim que confirmarmos sua inscrição, você deverá acessar esta página com seu login e senha e clicar no botão Material exclusivo para visualizar o conteúdo.]

Clique no botão Comprar, no menu esquerdo, e efetue o processo de compra para ter acesso o vídeo gravado desta palestra on-line realizada em 20/5/2016, com os autores-consultores Cylon Gonçalves da Silva e Emico Okuno.

Público-alvo

Estudantes e profissionais de física, engenharia elétrica, planejamento e áreas relacionadas a energia.

Carga horária: 30min

Investimento: R$9,90

Cylon Gonçalves da Silva

Doutor em Física pela Universidade da Califórnia em Berkeley, fundador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (que desenvolve pesquisas em nanotecnologia). Físico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004-2005) e Coordenador Adjunto de Programas de Cooperação Internacional e Energia da FAPESP. Professor titular da UNICAMP e presidente da Ceitec S.A., fabricante de semicondutores ligada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).

Emico Okuno

Docente do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, de 1960 a 2006, quando foi aposentada, mas continua ministrando cursos. Obteve bacharelado, licenciatura e doutorado pela mesma instituição. Dedicou-se à docência e à pesquisa em Dosimetria da Radiação, tendo orientado nove mestrandos e sete doutorandos. É coautora de vários livros-texto e três pela Oficina de Textos: Física das radiações, Física do futebol e  Radiação: efeitos, riscos e benefícios.

Pós-curso

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Talk [gravação] em nosso FAQ: http://bit.ly/2y7d11C