Fraturas e rochas fraturadas (em inglês)


Investimento

R$14,90

Carga horária

1h

Comprar

Objetivo

O objetivo do talk é apresentar as fraturas, suas características e sua importância.

O talk aborda os tópicos:

  • O que são fraturas e como os diferentes tipos de fraturas se relacionam com o estresse e a tensão?
  • Onde eles ocorrem?
  • Como eles se formam e em que condições?
  • Como podemos interpretar as orientações da fratura em termos de fases de tensão e deformação?
  • Como eles crescem e qual é o papel deles em relação ao fluxo de fluidos?
  • Por que as fraturas são importantes?

[Atenção: Esta palestra é gravada e em inglês. Você terá acesso ao vídeo da apresentação após concluir o processo de inscrição e pagamento. Assim que confirmarmos sua inscrição, você deverá acessar esta página com seu login e senha e clicar no botão Material exclusivo para visualizar o conteúdo.]

Público-alvo

Este talk foi preparado com estudantes de graduação em mente, não necessariamente estudantes de geologia estrutural, mas qualquer um que pense que seria bom saber algo sobre fraturas e como as rochas se quebram. É particularmente aplicável aos campos de exploração e exploração de hidrocarbonetos, armazenamento de CO2 em subsuperfície, hidrogeologia de rochas sólidas, energia geotérmica, riscos geológicos e geoengenharia de construção.

Carga horária: 1h

Investimento: R$14,90

Haakon Fossen

Haakon Fossen é professor de Geologia Estrutural na Universidade de Bergen, Noruega, e ligado ao Departamento de Ciências da Terra, às Coleções de História Natural e ao Centro de Pesquisa Integrada de Petróleo (Centre for Integrated Petroleum Research, CIPR). Sua experiência profissional inclui atividades em exploração e produção na Statoil, além de mapeamento geológico e exploração mineral na Noruega. Sua pesquisa abrange desde rochas cristalinas a rochas sedimentares e sedimentos, em tópicos como dobras, zonas de cisalhamento, formação e colapso da Orogênese Caledoniana, modelagem numérica da deformação (transpressão), evolução do rifte do Mar do Norte e estudos de arenitos deformados do oeste dos Estados Unidos. O autor realizou longos trabalhos de campo em várias partes do mundo, principalmente na Noruega, Utah/Colorado (EUA) e no Sinai (Egito), englobando mapeamento geológico, petrografia, modelagem física e numérica, geocronologia e interpretação sísmica. O Professor Fossen tem participado como editor de vários periódicos geológicos internacionais, publicou mais de noventa artigos científicos, além de dois livros e vários capítulos de livros. O autor leciona Geologia Estrutural em cursos de graduação há mais de dez anos, com ênfase no desenvolvimento de recursos didáticos eletrônicos para auxiliar na visualização e compreensão das estruturas geológicas.

Pós-curso

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Talk em nosso FAQ: https://goo.gl/vBz6Ry