Informação espacial para a Gestão de Riscos de Desastres


Investimento

R$14,90

Carga horária

2h

Comprar

Objetivo

A informação espacial é útil para a identificação e mapeamento das áreas de riscos, identificar cenários de risco, avaliação dos danos, auxiliar de forma decisiva nas operações de busca e resgate, nas ações de recuperação, nas ações preventivas tais como uso adequado dos recursos naturais, planejamento urbano e rural, monitoramento de bacias hidrográficas, mapeamentos de uso e cobertura do solo, apoiar a implantação de políticas públicas de prevenção, entre outras. O objetivo deste Talk é apresentar as informações espaciais que estão disponíveis e como elas podem ser utilizadas nas ações referentes aos cinco macroprocessos de gestão de riscos de desastres.

[Atenção: Esta palestra é gravada. Você terá acesso ao vídeo e ao PDF da apresentação após concluir o processo de inscrição e pagamento. Assim que confirmarmos sua inscrição, você deverá acessar esta página com seu login e senha e clicar no botão Material exclusivo para visualizar o conteúdo.]

Clique no botão Comprar, no menu esquerdo, e efetue o processo de compra para ter acesso o vídeo gravado desta palestra on-line realizada em 16/2/2017, com a autora-consultora Tania Maria Sausen.

Público-alvo

Esta palestra é destinada a todos que trabalham na prevenção de desastres naturais e interessados no tema, especialmente agentes de Defesa Civil, que buscam entender como as imagens de satélite podem ser utilizadas em emergências e, inclusive, de que forma podem solicitar apoio de profissionais especializados em sensoriamento remoto.

Carga horária: 2h

Investimento: R$14,90

Autora-consultora

Tania Maria Sausen

Pesquisadora aposentada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sócia consultora da GS Engenharia Ltda., Consultora-Editora Para América Latina da Geospatial Media & Communication e criadora e responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias em Desastres Naturais e Eventos Extremos para a Região e Mercosul (Geodesastres-Sul) do Centro Regional Sul (CRS) do Inpe no período de 2007 a 2013. Graduada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Inpe e doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).  

Pós-curso

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Talk [gravação] em nosso FAQ: http://bit.ly/2y7d11C