Problemas cartográficos, discussões e soluções


Investimento

R$12,90

Carga horária

1h30

Inscreva-se

Objetivo

Esta palestra gravada aborda a importância da Informação Geográfica ou Geoespacial e de um sólido conhecimento cartográfico na produção de mapas de maneira geral. Também destacará a relevância da apresentação e interpretação de material cartográfico, digital ou analógico. A Cartografia é cada vez mais aplicada no cotidiano com o uso da informação geográfica aliada às tecnologias de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Laser, entre outras disponíveis no mercado, por exemplo: no monitoramento de desastres naturais, de áreas degradadas, na avaliação de impacto ambiental de uma região, na definição de planos de manejos de parques e áreas de reserva ambiental e até no planejamento de geomarketing de uma empresa. Em todos esses casos, é imprescindível reconhecer os principais desafios para adquirir a informação necessária e também para tratá-la e representá-la de forma útil e adequada.

[Atenção: Esta palestra é gravada. Você terá acesso ao vídeo e ao PDF da apresentação após concluir o processo de inscrição e pagamento. Assim que confirmarmos sua inscrição, você deverá acessar esta página com seu login e senha e clicar no botão Material exclusivo para visualizar o conteúdo.]

Clique em Inscreva-se, no menu esquerdo, e conclua o processo de inscrição para ter acesso o vídeo gravado desta palestra on-line realizada em 17/8/2017, com o autor-consultor Paulo Menezes.

Público-alvo

Esta palestra é destinada a pesquisadores e profissionais envolvidos com a Cartografia como fim ou como meio, em diferentes atividades.

Carga horária: 1h30

Investimento: R$12,90

Autor-consultor

Paulo Márcio Leal de Menezes

Paulo Márcio Leal de Menezes é Oficial Reformado do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro, Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é Vice-Presidente para Assuntos Internacionais da Sociedade Brasileira de Cartografia, Vice-Presidente da Associação Cartográfica Internacional (ICA/ACI), Coordenador da Comissão/ Grupo de Trabalho Conjunto da UGI (União Geográfica Internacional) e da ICA em Toponímia e professor adjunto da UFRJ, onde é o coordenador do GeoCart (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ).

Pós-curso

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Talk [gravação] em nosso FAQ: http://bit.ly/2y7d11C

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.