Problemas cartográficos, discussões e soluções


Investimento

R$49,00

Data de realização

17/08/2017 - das 14h30 às 16h30

Carga horária

2h

Inscreva-se

Objetivo

*ATENÇÃO*: Nosso formulário de inscrição está em manutenção. Por gentileza, realize sua inscrição clicando neste link: https://www.eventbrite.com.br/e/problemas-cartograficos-discussoes-e-solucoes-tickets-36445376101

A palestra abordará a importância da Informação Geográfica ou Geoespacial e de um sólido conhecimento cartográfico na produção de mapas de maneira geral. Também destacará a relevância da apresentação e interpretação de material cartográfico, digital ou analógico. A Cartografia é cada vez mais aplicada no cotidiano com o uso da informação geográfica aliada às tecnologias de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Laser, entre outras disponíveis no mercado, por exemplo: no monitoramento de desastres naturais, de áreas degradadas, na avaliação de impacto ambiental de uma região, na definição de planos de manejos de parques e áreas de reserva ambiental e até no planejamento de geomarketing de uma empresa. Em todos esses casos, é imprescindível reconhecer os principais desafios para adquirir a informação necessária e também para tratá-la e representá-la de forma útil e adequada.

Público-alvo

Esta palestra é destinada a pesquisadores e profissionais envolvidos com a Cartografia como fim ou como meio, em diferentes atividades.

Carga horária: 2h

Investimento: R$49,00

Autor-consultor

Paulo Márcio Leal de Menezes

Paulo Márcio Leal de Menezes é Oficial Reformado do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro, Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é Vice-Presidente para Assuntos Internacionais da Sociedade Brasileira de Cartografia, Vice-Presidente da Associação Cartográfica Internacional (ICA/ACI), Coordenador da Comissão/ Grupo de Trabalho Conjunto da UGI (União Geográfica Internacional) e da ICA em Toponímia e professor adjunto da UFRJ, onde é o coordenador do GeoCart (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ).

Pós-curso

Após o evento, a gravação da palestra on-line e o material complementar (se houver) ficarão disponíveis aos participantes por 48h para consulta.

Certificados

Os certificados de conclusão da Ofitexto EAD têm validade em todo o território nacional, para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Em caso de prova de título, é imprescindível consultar os regulamentos para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos, uma vez que cada instituição possui suas próprias regras.

Emitimos certificados na versão digital, com assinatura da Oficina de Textos, do autor-consultor responsável e indicação da carga horária do curso.

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Talk em nosso FAQ: http://bit.ly/2uKYMNn

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.