Benefícios exclusivos para professores e estudantes. Saiba Mais

Minha lista

Minha lista
de desejos

Carrinho0

Minhas compras

Itens
  • Seu carrinho está vazio :(
Finalizar pedidocontinuar comprando
Todas as Áreas
Editora:
Com o intuito de orientar e conduzir o aprendizado sobre o urbano, os escritores desta obra revisitaram vários autores, conceitos, teorias, análises, que pudessem iluminar a busca desse conhecimento, dessa vivência.
Ver descrição completa
Zoom na imagemSumárioDegustação

O ensino de geografia urbana: reflexões e ações pedagógicas - Impresso

Selecione um formato:
  • Capítulos

    Selecionar capítulos
    • Talk

      Selecionar talks

      À vista por (-3% no depósito ou PIX)

      comprar

      Por: R$ 40,00

      Preço a vista: R$ 40,00

      À vista por (-3% no depósito ou PIX)

      Opções de Parcelamento:
      • à vista R$ 40,00
      Outras formas de pagamento
      Estoque máximo!
      Comprar

      Calcular a entrega para impresso

      Alterar
      Não sei meu CEP
      EntregaFretePrazo
      Só podemos amar aquilo que conhecemos. Só podemos preservar aquilo que achamos que faz parte de nossa vida, que nos acolhe, que nos oferece condições de vida. Só podemos acolher aquilo que sentimos que faz parte de nosso dia-a-dia. Este livro tem essa intenção. Dar a conhecer a cidade, a região em que habitamos, vivemos, trabalhamos, amamos. E a melhor forma de fazer isto é olhar, ver e enxergar a cidade como nosso lugar. É ser topofílico. Esta obra que é coletiva traz, de muitas formas, vários caminhos, várias metodologias para se conhecer, compreender, preservar e amar o espaço urbano. E, a melhor forma para se ter acesso aos caminhos que levam à compreensão dos processos de formação, construção, desenvolvimento, conflitos de uma cidade, de uma região é através do ensino de Geografia. Por isso, vários professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) resolveram passar para este compêndio alguns caminhos necessários para entender os conceitos geográficos, processos de urbanização, migrações, desigualdades sociais. Em se conhecendo essas trilhas, fica mais fácil compreender, conhecer, amar e transformar o tempo-espaço de nossas cidades. Com o intuito de orientar e conduzir o aprendizado sobre o urbano, os escritores desta obra revisitaram vários autores, conceitos, teorias, análises, que pudessem iluminar a busca desse conhecimento, dessa vivência. Para isso, ao longo do livro, vão sendo traçados os caminhos que permitem concretizar esse objetivo. Para tanto, foram revisitados os conceitos de urbano e rural, cidade e campo. A microrregião Ilhéus-Itabuna tem sua história desvendada através da descoberta de seu processo de urbanização, no período de 1980-2010. E por que não estudar a geografia e compreender a cidade através do cinema? Toda cidade fez e faz sua história no tempo-espaço. No caso de Itabuna, esse tempo-espaço foi imortalizado em telas e poesia. Os movimentos sociais, as migrações, os impactos socioambientais, as desigualdades sociais, os problemas de saúde são temas que fazem parte do ensino de geografia, levando, certamente, a reflexões e ações pedagógicas. Que o esforço e produção dos que trabalharam para que esse livro viesse a público, seja recompensado através do estudo, da compreensão e de práticas que venham a melhorar nossas cidades, nossa região. Enfim, nossa vida! Lurdes Bertol Rocha

      Pergunte e veja opiniões de quem já comprou

      Especificação

      AutorAdriano Cardim, Alan Azevedo Pereira dos Santos, Aloisio Bulhões do Nascimento Neto e outros.
      Sobre o AutorAdriano Cardim é especialista em Ensino de Geografia pela UESC. Graduado em Geografia pela UESB. Atualmente é professor da educação básica e atua em curso pré-vestibular/ENEM de caráter popular. Tem experiência na área de Geografia com foco na urbanização brasileira e no surgimento dos diversos movimentos sociais urbanos.

      Alan Azevedo Pereira dos Santos é licenciado em Geografia e com especializações em Ensino de Geografia e Planejamento de Cidades pela UESC. Atualmente é professor da rede estadual de ensino da Bahia, Possui experiência na área de ensino e pesquisa em Geografia, com ênfase nos estudos de Análise Regional e Urbana, Geoprocessamento e Segurança Pública.

      Aloísio Bulhões do Nascimento Neto é professor licenciado em Geografia na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente está realizando o curso de Pós-Graduação-Especialização em Ensino de Geografia na UESC, Participou como bolsista de Iniciação à Docência PIBID/Geografia na UESC. Como bolsista fez parte também do programa Residência Pedagógica/Geografia da UESC. Possui formação técnica em Agropecuária pela Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC/EMARC-Valença.

      Emerson Antonio Rocha Melo de Lucena é Doutor e Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Ensino de Biologia e Botânica, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, Etnobotânica e Taxonomia Vegetal.

      Frederico Oliveira Santos é graduando em Geografia, un Bacharelado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Participa do projeto de pesquisa Migrações e Refúgios: os Muros e as Pontes no Brasil do século XXI e é integrante do grupo de pesquisa Observatório das migrações do Estado da Bahia.

      Gildette Soares Fonseca é Doutora em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem especialização em Geografia e Meio Ambiente e licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Tem experiência na educação básica e superior como professora de Geografia. Pesquisa Geografia na linha de Estados Populacionais.

      Jorman dos Santos é Mestre em Geografia pela UESB. Tem especialização em Ensino de Geografia, em Planejamento de Cidades (UESC) e possui licenciatura em Geografia pela UESC. Atualmente é professor do ensino médio na rede pública do estado da Bahia.

      Lidia Rejane Magalhães de Oliveira é graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Participou como bolsista do Projeto de Iniciação à Docência - PIBID/Geografia, no subprojeto "Itabuna meu lugar". Atualmente e bolsista no projeto Residência Pedagógica, ambos na mesma universidade.

      Lucas Farias de Sousa é Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Atualmente é doutorando na Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de modelagem ambiental e licenciamentos ambientais.

      Marcelo Felipe de Oliveira Santana é Graduando em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista no Programa de Educação Tutorial em Solos: PET-Solos (UESC).

      Maurício Dezidério possui licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011), especialização em Ensino de Geografia (2015) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2019), pela mesma instituição. Atualmente é Técnico Universitário na Universidade Estadual de Santa Cruz.

      Naiane Moreno de Souza é Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é professora da rede pública e privada no município de Ilheus. Tem experiência na área da Geografia no âmbito escolar, ensino fundamental, médio, cursinhos preparatórios para concursos, Enem e vestibulares.

      Paulo Rodrigues dos Santos é Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional. Licenciado em História, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem Experiência na área de Geografia da Indústria e Relações Internacionais em Metodologia do ensino de Geografia.

      Pedro Henrique Maia de Carvalho é Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Geografia Escolar pela Unimontes. Licenciado em Geografia pela Unimontes a Bacharelando em Geografia (EAD) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na educação básica de ensino como professor de Geografia. Pesquisa Geografia na linha de Ensino de Geografia na UFU.

      Tarcísio Souza é Graduando em Geografia (Bacharelado) pela UESC. Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Solos: PETSolos (UESC).
      SumárioSumário
      OrganizadorMaria Cristina Rangel, Gilmar Alves Trindade, Gilsélia Lemos Moreira, Lurdes Bertol Rocha, Rita J.N. Chiapetti, Tereza G. N. T. Fontes
      Páginas288
      ISBN978-65-86213-42-3
      Publicação2021
      Formato18 x 26 cm
      EncadernaçãoBrochura
      Edição1

      Títulos Relacionados

      Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando,
      você está de acordo com as nossas políticas de utilização de cookies.


      Carregando...