Lançamento

Guia da construção: do canteiro ao controle de qualidade

Nelson Newton Ferraz Preço de capa: R$ 85,00

Guia da construção civil: do canteiro ao controle de qualidade é um manual prático para o engenheiro que planeja e orça um edifício ou acompanha o dia a dia da obra. Por meio de uma linguagem descontraída e exemplos práticos, o autor transmite seus mais de 40 anos de experiência no planejamento, na construção e na fiscalização de obras.

Em seus três primeiros capítulos, o livro apresenta os diferentes serviços em uma obra, desde a sondagem até a pintura de acabamento, passando por fundações, estruturas e alvenarias, explica como e quando devem ser realizados e indica como supervisioná-los, identificar falhas e corrigi-las. Detalha os procedimentos iniciais e administrativos, como licenciamentos, análise do projeto, planejamento do local da obra, logística do canteiro, aquisição de materiais, contratação de fornecedores e segurança do trabalho.

No capítulo final, o livro trata, além da supervisão direta da obra, das ferramentas de gestão, desde projetos e orçamentos até cronogramas, controles e análise de desempenho. Ao final, o leitor adquire uma visão abrangente e crítica de todo o processo construtivo do empreendimento, permitindo planejá-lo e supervisioná-lo com competência e entregá-lo de acordo com o projeto, a qualidade e o prazo estabelecidos.

Informações técnicas

Autor
Nelson Ferraz
Páginas
192
ISBN
978-85-7975-341-1
Publicação
2019
Edição
1

Depoimentos

O Engenheiro Construtor Nelson Newton Ferraz teve a excelente ideia de organizar e publicar neste livro vários itens de sua marcante experiência em obras, tanto residenciais como industriais. Resultou, então, em um conjunto de orientações, muitas das quais inéditas, que servem como uma bússola para os jovens profissionais. Se muitos engenheiros, arquitetos e construtores fizessem como o Eng. Nelson fez neste livro, detalhando assuntos importantes e também detalhes sobre o planejamento e a execução de obras, toda a sociedade ligada à Construção Civil evoluiria. Temos a obrigação de ensinar aos mais jovens colegas o que aprendemos na nossa prática profissional.

Vocês, caros leitores, gostarão deste livro, e, com a leitura e o seguimento das providências aqui recomendadas, suas obras serão melhores, mais rápidas e menos custosas.

Boa leitura, e façam como o Eng. Nelson: um dia, repassem às novas gerações que nos sucederão o que aprenderam com suas práticas profissionais.

(Nota – um microrrelato histórico e muitíssimo importante para toda a minha vida profissional: no meu primeiríssimo dia de trabalho, meu chefe, o Eng. Max Lothar Hess, orientou-me:

Se um documento for de pequena importância, obrigatoriamente ponha data nele. Se o documento for de alta importância, julgue você mesmo se ele precisa ou não ter data…

Essa micro-orientação me foi útil em toda a minha vida profissional. Façam como um dia fez meu chefe e como está fazendo o Eng. Nelson Newton Ferraz:

Formem gerações.)

Manoel Henrique Campos Botelho

Engenheiro Civil

Livros e cursos relacionados