A agricultura brasileira é um campo gigantesco e repleto de oportunidades de investimento e crescimento. Ela, juntamente com a pecuária, é segmento fundamental do agronegócio, que, por sua vez, tem importante participação no PIB nacional, no emprego e nas exportações brasileiras.
A presente obra tem como objetivo apresentar um panorama da evolução recente da agricultura no Brasil, enfocando, em especial, as diferentes inter-relações entre mercados internos e externos, seus sistemas de produção e de comercialização, sua estrutura de custo e formação de preços.
Após mostrar uma perspectiva global da evolução do agronegócio no Brasil, destacando dentro deste a agricultura e a pecuária, e analisar o mercado de terras no país, o livro contribui significativamente para o entendimento de aspectos econômicos e administrativos referentes às culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café e laranja, as quais representaram 82% da área plantada com culturas no Brasil.
Analisam-se, ainda, as estruturas produtivas, formação de preços, custo de produção, uso do solo e concorrência internacional nas principais cadeias agrícolas do agronegócio brasileiro de cada uma dessas culturas.
O estudo de todos esses fatores, individualmente e na dinâmica de suas interações, proporciona uma visão abrangente a pesquisadores de diferentes áreas do agronegócio.
Tal conteúdo, transmitido de forma didática, faz desta obra também um livro-texto bastante completo para cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, tanto stricto sensu como latu sensu, em especial nas áreas de economia e administração que venham a focar o agronegócio brasileiro.