Nelson Newton Ferraz

É Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie (1973). Trabalhou na condução, em projetos e no controle de obras, principalmente industriais, mas também públicas e residenciais. Nesse período, desenvolveu metodologia própria para o controle de custos e o gerenciamento de obras industriais, sistema esse publicado em artigos na Revista Engenharia. A partir da década de 1990, dedicou-se mais à Engenharia Ambiental, tendo participado de inúmeros projetos e obras de Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários e E fluentes Industriais, além de Avaliações de Passivos Ambientais de áreas com potencial de contaminação.

Membro do Instituto de Engenharia, já foi coordenador da Divisão de Gerenciamento de Empreendimentos e membro dos Conselhos Consultivo e Deliberativo. Foi empresário e gerente de firma própria, especializada na área ambiental. Atualmente é consultor independente e conta, entre seus clientes, além de vários condomínios e pessoas físicas, com algumas das maiores empresas e indústrias do país.

Ao longo de 45 anos de trabalho conduzindo e fiscalizando obras em campo ou liderando equipes de desenvolvimento de projetos civis e eletromecânicos, participou efetivamente de várias obras com inúmeras empresas brasileiras ligadas ao ramo, como Geosonda, Cinasa, Hidroservice, Geotécnica, Moura Schwark, Intermanager e Ambiental do Brasil, entre outras. Em 2017, assessorou e publicou como coautor, com o Eng. Manoel Henrique C. Botelho, o livro Concreto armado eu te amo vai para a obra.


Livros Publicados