A execução de alvenarias

por Cristiana Furlan Caporrino, autora do livro Patologias em alvenarias – 2ª Edição (Ed. Oficina de Textos)

Um projeto bem elaborado não tem valia se não for bem executado. Para tanto, é imprescindível a presença de um responsável técnico habilitado. Para uma boa execução, além de seguir rigorosamente o projeto, deve-se também atentar a cuidados para determinados detalhes.

Uma região propícia ao aparecimento de fissuras é o encontro entre a alvenaria de vedação e a estrutura de concreto do pavimento superior. As principais causas para essa ocorrência são a estrutura transmitir os esforços aos quais está submetida para a alvenaria e a retração da argamassa.

(Imagem: constructionmaguk.co.uk)

 

Para prevenir as fissuras, é necessário empregar materiais e técnicas que possam absorver esses esforços e maximizar a aderência entre essas partes da construção. O encunhamento com argamassa específica é uma dessas soluções e deve ser utilizado quando a estrutura é pouco deformável.

Para sua execução, a alvenaria deve ter sido concluída há no mínimo 14 dias, e a superfície deve estar totalmente limpa, sem qualquer tipo de pó, óleo, eflorescências ou outros materiais que prejudiquem a aderência. O encunhamento deve ser realizado de cima para baixo, com intervalo mínimo de 24 horas entre os pavimentos, de maneira a dar tempo para a estrutura se deformar.

A argamassa de encunhamento é uma mistura seca pré-preparada. No canteiro de obras, a ela é adicionada água em quantidade definida pelo fabricante, sendo trabalhada em betoneira, argamassadeira ou manualmente, por alguns minutos. A folga de 2 cm a 3 cm deixada entre a alvenaria e a estrutura é preenchida em cada um dos lados com uma colher de pedreiro. O excesso é retirado com a própria colher.

Tudo a ver

Está disponível em nossa loja o livro Patologias em Alvenarias – 2ª Edição. A obra descreve de forma clara e didática as patologias e suas causas mais comuns, bem ilustradas por esquemas e fotos de casos reais, não descuidando ainda dos revestimentos argamassados.