A inspeção predial é ferramenta técnica de que espécie?

inspeção predial
Inspeção predial é exigida por lei e deve ser feita por profissional habilitado. (Imagem: Mapa da Obra)

A inspeção predial insere-se no rol de ferramentas da Engenharia Diagnóstica em Edificações, que é a disciplina de ações proativas visando à qualidade da edificação, por meio de diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas que favorecem a boa gestão predial no decorrer da vida edilícia.

Na fase de uso, as principais ferramentas diagnósticas são as inspeções e as auditorias, sem embargo da possível utilização das vistorias, perícias e consultorias também.

Nesse sentido, cabe reapresentar neste livro, mesmo que sucintamente, a doutrina criada pelos autores na obra Engenharia Diagnóstica em edificações, que veio ampliar o enfoque da Engenharia Legal. Para tal, são reproduzidos a seguir os quadros sinópticos (Figs. 1.1 e 1.2) e os conceitos que evidenciam as vertentes dessa nova disciplina:

inspeção predial
Fig. 1.1: Fluxograma da Engenharia Legal. (Imagem retirada do livro Inspeção predial total – 3ª edição. Todos os direitos reservados à Oficina de Textos)
  • Engenharia Diagnóstica em edificações é a arte de criar ações proativas por meio de diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas, visando à qualidade total da edificação.
  • Vistoria em edificação é a constatação técnica de determinado fato, condição ou direito relativo a uma edificação, mediante verificação in loco.
  • Inspeção em edificação é a análise técnica de fato, condição ou direito relativo a uma edificação, com base em informações genéricas e na experiência do engenheiro diagnóstico.
  • Auditoria em edificação é o atestamento técnico, ou não, de conformidade de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.
  • Perícia em edificação é a determinação da origem, da causa e do mecanismo de ação de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.
  • Consultoria em edificação é a prescrição técnica a respeito de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.
inspeção predial
Fig. 1.2: Estudos realizados com as ferramentas da Engenharia Diagnóstica. (Imagem retirada do livro Inspeção predial total – 3ª edição. Todos os direitos reservados à Oficina de Textos)

Um dos importantes benefícios introduzidos pela Engenharia Diagnóstica foi a concepção de uma hierarquia lógica, e muito bem fundamentada, dos serviços prestados pelos profissionais especializados, partindo do nível mais simples, qualificado como vistoria em edificação, ao nível mais complexo da prestação de serviço, caracterizado pela consultoria em edificação.

Leia também

Inspeção predial total: Entrevista com o Eng. Tito Gomide

Inspeção para compra x vistoria de avaliação

A hierarquização dos serviços permite que eles sejam ofertados de forma mais precisa e clara ao mercado, evitando que um trabalho seja classificado como “imprestável”.

Matéria publicada em 4.3.2020


Tudo a ver

Inspeção predial total apresenta os conceitos básicos, explica as noções de qualidade total e desempenho predial, visão sistêmica tridimensional, análise de risco e manutenção. Uma leitura fundamental para engenheiros, arquitetos, peritos e demais profissionais envolvidos com Patologia de Edificações, Qualidade Predial Total, Engenharia Diagnóstica e manutenção predial.