As perspectivas para o mercado dos alimentos funcionais

Opção ganha cada vez mais consumidores em busca de uma vida saudável

Pessoas querem colocar em suas mesas alimentos mais saudáveis (Foto: Engin_Akyurt/pixabay)

 

Os alimentos funcionais ultrapassam a barreira da nutrição. Eles não são importantes apenas para fornecer os nutrientes básicos, mas também para fornecer inúmeros compostos bioativos, responsáveis por promover a nossa saúde.

As áreas de maior desenvolvimento para os alimentos funcionais estão relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares, prevenção das doenças neurodegenerativas, melhora da função cognitiva, regulação do peso e saúde dos ossos e das articulações.

“Os ingredientes funcionais que mais estão crescendo no mercado e também na consciência do consumidor são vitaminas e minerais, proteínas e aminoácidos, ômega 3 e antioxidantes”, afirma a Dra. Jocelem Salgado, professora titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq-USP.  

Nos últimos anos, o mercado dos alimentos funcionais também tem sido dominado pelos produtos que influenciam a saúde intestinal. Os probióticos representam uma grande fatia deste mercado, especialmente as bactérias lácticas e as bifidobactérias.

Bebidas “ready to drink”

Um dos segmentos do mercado funcional que também está em potencial desenvolvimento é o de bebidas prontas para o consumo (do inglês RTD: ready to drink).

Seguindo tendências europeias e norte americanas para o segmento esportivo, essas bebidas reivindicam aplicabilidade do soro como suplemento, com efeito sobre a síntese proteica músculo esquelética, melhora no desempenho físico, entre outros resultados.

“Empresas analistas de mercado sustentam um grande potencial de oportunidades para este segmento, tendo como consumidores alvo não somente os adeptos das academias, mas também idosos, jovens e pacientes hospitalizados com necessidades nutricionais especiais”, conta a Dra. Jocelem, autora do livro Alimentos Funcionais.

Tudo a ver

Entre os dias 4 e 7/6 acontecerá o workshop Alimentos Funcionais – para prevenir doenças e envelhecer com qualidade. A nova fronteira da alimentação. Liderado por Jocelem Salgado e com a participação de convidados renomados, o workshop abordará os seguintes temas:

  • Quais são e que doenças previnem segundo as pesquisas mais recentes;
  • Como metabolizamos os alimentos: mitos e verdades;
  • Doenças metabólicas: fisiopatologia e prevenção/tratamento por compostos bioativos;
  • Biodisponibilidade de nutrientes e técnicas dietéticas: aplicação da gastronomia
    funcional.