Efeitos de Movimentos das Fundações

Uma fundação é o resultado da necessidade de transmissão de cargas ao solo pela construção de uma estrutura. Seu comportamento a longo prazo pode ser afetado por inúmeros fatores, iniciando por aqueles decorrentes do projeto propriamente dito, que envolve o conhecimento do solo, passando pelos procedimentos construtivos e finalizando por efeitos de acontecimentos pós-implantação, incluindo sua possível degradação.

Na ocorrência de patologias de fundações deve-se caracterizar suas origens e possíveis mecanismos deflagradores, que incluem a monitoração do aparecimento e evolução de fissuras, trincas, desaprumo e/ou desalinhamentos.

Fissuras

A manifestação reconhecível de ocorrência de movimento das fundações é o aparecimento de fissuras nos elementos estruturais. Toda vez que a resistência dos componentes da edificação ou conexão entre elementos for superada pelas tensões geradas por movimentação, ocorrem fissuras. Nas figuras abaixo apresentam-se padrões típicos de deslocamentos e correspondentes fissuras.

Capturar
Fissuras típicas causadas por recalque de fundações de pilares internos. Retirado do livro Patologia das Fundações 2ª ed. Publicado pela Oficina de Textos
Capturar2
Provável fissuramento em parede portante com recalque na extremidade (Uriel Ortiz, 1983). Retirado do livro Patologia das Fundações 2ª ed. Publicado pela Oficina de Textos
Capturar3
Esquematização das fissuras por recalque de fundação de pilar de canto (Uriel Ortiz, 1983). Retirado do livro Patologia das Fundações 2ª ed. Publicado pela Oficina de Textos.

 

É importante mencionar que detalhes construtivos específicos de vinculação dos diferentes elementos que normalmente compõem uma edificação, além de efeitos combinados de movimentos causados por outra origem que não deslocamentos, tornam, nos casos reais, bastante complexa a definição e identificação dos movimentos a partir apenas da fissuração apresentada.

É necessária a realização de acompanhamento ou controle de recalques para identificação precisa do comportamento real das fundações.

Tudo a ver

capa_2015.inddEste mês a Oficina de Textos lançou a segunda edição do livro Patologia das FundaçõesO primeiro livro profissional a tratar de problemas, acidentes e patologias das fundações no Brasil acaba de ganhar uma nova edição. Imagens e ilustrações inéditas, casos detalhados e recomendações de boas práticas para cada setor construtivo foram incluídos nos capítulos atualizados da 2ª edição.