Excepcional Professor e contribuinte para a Geotecnia Brasileira, Faiçal Massad completou 80 anos em março!

O Professor Doutor Faiçal Massad completou 80 anos em 30/03/2020. Infelizmente, o momento não foi o mais favorável para comemorações, devido à pandemia do Covid-19. Porém, o Professor não perde a alegria: “80 anos, com a Graça de Deus” e o humor: “o “bicho” está aí fora, querendo nos pegar”.

Engenheiro Civil pela Universidade de São Paulo (1965), mestre pela Harvard University (1969), doutor (1978) e livre-docente (1985) pela Universidade de São Paulo (1978), Faiçal Massad atualmente é Professor Titular aposentado, com contrato de adesão com a Universidade de São Paulo.

Tem uma vasta gama de publicações amplamente conhecidas e respeitadas nos meios acadêmico, científico e profissional. Publicou quatro livros pela Editora Oficina de Textos: Mecânica dos Solos Experimental (2016), Obras de Terra – com exercícios resolvidos (2010), Solos Marinhos da Baixada Santista (2009) e Escavações a Céu Aberto em Solos Tropicais da Região Centro-Sul do Brasil (2005), além de um livro em coautorias, pela Gráfica e Editora Nobre: Comportamento à Compressão de Estacas Escavadas, Hélice Contínua e Hélice Tipo Ômega, em Solo Residual de Diabásio (2001).

A contribuição do Professor vai além, tendo publicado seis capítulos em outros livros e mais de 150 artigos em congressos e periódicos. Atualmente, é membro do corpo editorial dos periódicos científicos Soils & Rocks e Geotecnia.

Também tem importante atuação profissional como consultor, especialmente nas áreas de fundações, obras de terra e mecânica dos solos. Por 11 anos, trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) como chefe do antigo Agrupamento e, posteriormente, diretor da Divisão de Engenharia. Não é de surpreender que tenha ganhado diversos prêmios e títulos ao longo da carreira.

Ao ganhar o prêmio Professor do Ano pela Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) em 2011, Faiçal Massad demonstrou seu amor e dedicação pela profissão de Professor. ]

Grandes profissionais do cenário geotécnico atual foram seus alunos, dentre eles: Prof. Dr. Sussumu Niyama, Prof. Dr. Alessander Kormann e Prof. Dr. Paulo José da Rocha Albuquerque.

Atualmente, orienta pesquisas e ministra quatro disciplinas da pós-graduação do curso de engenharia civil da Escola Politécnica da USP: “Estacas Verticais Submetidas a Esforços Axiais”, “Geotecnia dos Solos Marinhos da Baixada Santista”, “Ensaios in situ e instrumentação em obras” e “Mecânica dos Solos Experimental”. O Professor é o grande pilar de sustentação do Laboratório de Mecânica dos Solos Prof. Milton Vargas (LMS).

A Oficina de Textos presta sua homenagem ao recém-aniversariante e deseja os melhores votos para 2020!