Licenciamento ambiental municipal em Congresso na Espanha

A Prof.ª Andréa Struchel, autora da Oficina de Textos, estará em Salamanca, para apresentar palestra sobre o livro Licenciamento ambiental municipal

Andréa Struchel está entre os vários profissionais que irão anteder ao Congresso, que este ano traz o lema “Universalidade e particularismo nas Américas”

 

No dia 16 de julho, o Edifício Histórico da Universidade de Salamanca, na Espanha, receberá 56º Congresso Internacional de Americanistas, e a partir da 13h, a Prof.ª Andréa Struchel estará lá para participar de um painel, no qual fará uma breve apresentação sobre os principais capítulos que constituem a obra Licenciamento ambiental municipal (Ed. Oficina de Textos).

A brasileira é uma dentre os vários profissionais que irão anteder ao Congresso, que este ano traz o lema “Universalidade e particularismo nas Américas”, chamando à reflexão sobre a dialética entre a universalidade e os particularismos na produção do conhecimento.

A apresentação do livro no ICA 2018, deu-se com a indicação do Dr. Ederson dos Santos Alves, mestrando na Universidade de Salamanca. Além disso, a obra passou por um processo de análise e valoração ao qual o comitê local do ICA decidiu que o seria um trabalho relevante e com grande aporte para a temática.

Sobre sua presença nesse influente evento, a Prof.ª Andréa declarou estar muito contente com sua indicação e por ter a oportunidade de trocar experiências com outras pessoas.

“Apresentar o conteúdo de um livro que aborda um dos mais estratégicos instrumentos de gestão ambiental praticado no Brasil, bem como levar as experiências municipais para um Congresso Internacional significa poder trocar experiências acadêmicas com diversos atores da Europa e do mundo, dada a grande repercussão do evento”, afirma a Professora, que desde 2013 leciona na Escola de Governo do Servidor da Prefeitura Municipal de Campinas.

Sobre o ICA 2018

O 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) visa agregar a comunidade europeia um público acadêmico diversificado e qualificado, na Universidade de Salamanca durante no evento (de 15 a 20 de julho de 2018) em que vários temas são abordados, dentre os quais se destacam a Ciência e Meio Ambiente. O Congresso apresenta, desde 1975, um caráter interdisciplinar e inclusivo, reunindo pesquisadores que estudam o continente americano.

Serviço

Onde: Edifício Histórico da Universidade de Salamanca, na Espanha

Quando: 16 de julho, a partir das 13h (horário de Brasília)

Palestrante: Prof.ª Andréa Struchel

Tema da palestra: Licenciamento Ambiental Municipal (apresentação dos principais capítulos que constituem a obra)

Tudo a ver

Licenciamento ambiental municipal discute as diretrizes e normas do licenciamento – um dos mais importantes instrumentos de controle ambiental. Afinal, quais são as responsabilidades de cada ente federativo (União, Estados e Municípios)? O que o Município pode licenciar? Quais as vantagens e os desafios do licenciamento ambiental municipal?

A autora aborda ainda temas como áreas verdes e unidades de preservação, atividades potencialmente poluidoras, obras de saneamento, empreendimentos imobiliários e diversos outros itens cujo impacto ambiental é geralmente local.