Mecânica dos solos: livro inédito chega à livraria técnica Ofitexto

O solo é a base de toda obra da engenharia civil e é, em grande parte dos casos, elemento fundamental para a construção, como, por exemplo, a construção de barragens e aterros. Por este motivo, a disciplina de mecânica dos solos é indispensável nos cursos de engenharia, e seu conhecimento também é importante para profissionais da arquitetura. 

Esta teoria diz respeito ao comportamento dos maciços terrosos nas ocasiões em que estão subordinados a solicitações ocorridas em obras civis, ambientais e sanitárias. Por se tratar de um assunto complexo e extremamente necessário para a área da engenharia, é imprescindível que profissionais e estudantes se aprofundem nessas questões. Com esse objetivo, Exercícios de mecânica dos solos chega, ainda neste mês, à livraria técnica Ofitexto.

Obra inédita sobre mecânica dos solos

De autoria de Rômulo Castello Henriques Ribeiro, Exercícios de mecânica dos solos conta com seis capítulos que explicam, de forma detalhada e didática, os conceitos fundamentais dessa disciplina. Por meio de 58 exercícios resolvidos, a obra busca propor a aplicação prática da teoria da mecânica dos solos, a fim de facilitar a compreensão de estudantes e profissionais que busquem conhecimento aprofundado nesta área. 

Entre os assuntos abordados nos exercícios propostos no livro estão os cálculos de tensões efetivas, tensões geradas por carregamentos externos, adensamento e previsões de recalque, fluxos em meios porosos, evolução de recalques com o tempo, estado de tensões e resistência ao cisalhamento. 

A proposta da obra de Ribeiro é oferecer um material prático e didático para estudantes das diversas engenharias e de arquitetura. 

Sobre o autor de Exercícios de mecânica dos solos

Rômulo Castelo Henriques Ribeiro possui mais de 20 anos de atuação na área de engenharia. Ao longo da vida, dedicou-se à pesquisa acadêmica, obtendo os títulos de mestre e doutor em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O foco de seus estudos é a geotecnia especializada em mecânica dos solos, além de fundações e escavações. O livro, lançado nesta terça-feira, está disponível para compra na livraria técnica Ofitexto.