Geografia e meteorologia

Mapas de solos: plataforma de mapeamento é lançada no Brasil

No último dia 3 de dezembro, foi lançada a plataforma do PronaSolos com  mapas e dados de solos produzidos ao longo dos últimos 80 anos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), pela Embrapa, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por órgãos estaduais e regionais e universidades, uma notável reunião de estudos e mapeamentos.

Com o suporte de um sistema de informações geográficas (SigWeb) e base cartográfica do IBGE, pode-se gerar mapas de solos do Brasil na escala de 1:250.000. O plano é realizar investigações complementares para poder contar com os mapas na escala 1:100.000, de maior detalhe.

A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de promover o levantamento e a disponibilização de informações adequadas sobre solos no Brasil, com dados sistematizados, organizados por diversas instituições, e cedidas ao público geral.

Além dos mapas pedológicos e aptidão agrícola, outros temas enriquecem o SIG, como suscetibilidade à erosão, bacias hidrográficas e hidrografia, hidrogeologia, biomas e Geodiversidade em escalas de menor detalhe, e mapa de infraestrutura.

A plataforma é completamente aberta ao público, e as informações nela dispostas poderão ser cruzadas com dados obtidos de diferentes bancos, analisadas e interpretadas pelos usuários, bem como extraídas e exportadas para outras plataformas:  Pronasolos (cprm.gov.br).

Saudamos a excelente iniciativa e fazemos votos de intensa interação com a sociedade que será beneficiária e poderá agregar estudos para seu aperfeiçoamento.

Fonte: PronaSolos entrega maior plataforma tecnológica do País sobre solos brasileiros – Portal Embrapa

Para saber mais