Fundações Diretas: projeto geotécnico e aspectos construtivos


Investimento

R$49,00

Data de realização

30/11/2017

Carga horária

2h

Inscreva-se

Objetivo

Apresentar e discutir os principais pontos envolvidos no projeto geotécnico de fundações diretas.

Serão abordados os seguintes pontos:

  • Tensão admissível do terreno e tensão de projeto
  • Cargas permanentes e carregamentos excepcionais tipo vento e sobrecargas
  • Tipos de recalques e suas avaliações
  • Comentários sobre projeto geométrico
  • Escavação do terreno de apoio
  • Inspeção e liberação do terreno de apoio
  • Cuidados executivos
Não serão abordados os aspectos estruturais e de dimensionamento estrutural das fundações diretas.

Público-alvo

Esta palestra on-line é destinada a engenheiros recém-formados ou com pouca experiência no projeto geotécnico de fundações, engenheiros civis que queiram aumentar o conhecimento na área de projeto geotécnico de fundações e estudantes do curso de Engenharia Civil que já tenham feito curso de Fundações.

 

Pré-requisito

Recomendamos que o participante tenha concluído ou esteja na fase final de conclusão do curso de Engenharia Civil.

Carga horária: 2h

Investimento: R$49,00

Jaime Domingos Marzionna

Engenheiro Civil e mestre em Eng. de Estruturas pela EPUSP e atua como professor assistente na mesma instituição. Tem vasta experiência profissional, tendo atuado logo no início de sua carreira em diversos projetos do Metrô de São Paulo das linhas Norte-Sul e Leste-Oeste, dentre os quais se destacam os projetos das Estações Sé, República, Anhangabaú e Santa Cecília. Participou do projeto e acompanhamento da execução dos túneis em “shield” da Linha 3 - Vermelha e, também, dos efeitos da escavação nos diversos edifícios por ela afetados, no trecho entre a Estação República e o Largo do Arouche. Desenvolveu projetos básicos de duas barragens no rio Turvo para a CESP; foi responsável pelo projeto das fundações da ACEPAR – “Aciaria del Paraguay” em Assunção, no Paraguai; trabalhou na parte geotécnica e de interação com as obras de concreto da Barragem de Porto Primavera da CESP; e em projetos de fundações de torres de linhas de transmissão de Tucuruí e do Prolongamento Norte da Linha Norte-Sul e Estações do ramo Leste do Metrô de São Paulo; entre outros projetos de fundações, contenções, escavações e consultorias.

Pós-curso

Após o evento, a gravação da palestra on-line e o material complementar (se houver) ficarão disponíveis aos participantes por 48h para consulta.

 

Certificados

Os certificados de conclusão da Ofitexto EAD têm validade em todo o território nacional, para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Em caso de prova de título, é imprescindível consultar os regulamentos para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos, uma vez que cada instituição possui suas próprias regras.

Emitimos certificados na versão digital, com assinatura da Oficina de Textos, do autor-consultor responsável e indicação da carga horária do curso.

Dúvidas?

Confira as perguntas frequentes sobre os cursos da modalidade Ofitexto Talk em nosso FAQ: http://bit.ly/2uKYMNn

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.