Lançamento
Agronomia e ciências da vida

Agronomia: profissão do presente e do futuro

Leonardo Angelo de Aquino, Carlos Eduardo Magalhães dos Santos, Aluízio Borém Preço de capa: R$ 190,00

Estudos preveem que, até 2050, a população mundial atingirá cerca de 10 bilhões de pessoas, o que aumentará geometricamente a necessidade de uma alimentação abundante e de qualidade. Atualmente, há cerca de um bilhão de pessoas com suprimento alimentar abaixo dos níveis exigidos e, para atingir a demanda futura de oferta de alimentos, pesquisas indicam que teremos praticamente de dobrar a nossa capacidade produtiva. Com a impossibilidade de expandir a agricultura temperada, as instituições internacionais colocam o Brasil, com suas zonas tropicais e subtropicais, como capaz de oferecer grande parte dessa demanda suplementar. 

Nesse contexto, o Engenheiro-Agrônomo se sobressai como fundamental no processo de ampliação da capacidade produtiva, buscando novos conhecimentos e inovações científicas e tecnológicas para manter o ritmo de crescimento da produção agrícola de forma sustentável. O livro Agronomia: profissão do presente e do futuro lança um olhar sobre os desafios que o jovem profissional da área de Agronomia enfrentará nas próximas décadas e o seu protagonismo nos setores mais dinâmicos da economia do País, como o agronegócio. 

Dividida em 16 capítulos escritos por especialistas de diversos ramos da Agronomia, a obra apresenta as instigantes alternativas profissionais de atuação do Agrônomo, desde seu papel na gestão do cultivo de olerícolas, frutícolas e plantas ornamentais e medicinais, do cultivo orgânico e da silvicultura, até seu papel na defesa fitossanitária das plantações e na produção animal. O livro também oferece recomendações de técnicas disponíveis para aplicação nos cultivos e informações sobre os programas e os projetos de lei relacionados à área, que o profissional precisa conhecer, além de também indicar os ramos mais promissores para o Agrônomo nos próximos anos, com maior demanda e oportunidades, como a agricultura orgânica e a digital. 

Informações técnicas

Autores
Aluízio Borém, Leonardo Angelo de Aquino, Carlos Eduardo Magalhães dos Santos
Páginas
244
ISBN
978-65-86235-49-4
eISBN
978-65-86235-50-0
Publicação
2022
Edição
2

Livros e Produtos Digitais relacionados