em breve
Engenharia civil

Estacionamentos: diretrizes de projeto e perícias

Marco Antonio Gullo Preço de capa: R$ 75,00

Estacionamentos: diretrizes de projeto e perícias apresenta pela primeira vez um estudo abrangente sobre os principais aspectos técnicos, normas e regulamentações a serem levados em conta para o projeto de estacionamentos.

Escrito por Marco Antonio Gullo, autor com mais de 20 anos de experiência na área, o livro traz uma visão geral dos requisitos de algumas das principais leis e normas, como CTB, Contran, DNIT, CET, Detran e códigos de obras de diferentes municípios. Enriquece o conhecimento com exemplos de normas e instruções técnicas dos Estados Unidos, de Portugal e da Alemanha.

Estacionamentos: diretrizes de projeto e perícias analisa as características da frota de veículos atualmente em circulação no Brasil, dados essenciais, mas muitas vezes ignorados, para a definição de aspectos técnicos como medidas de vagas de estacionamentos, faixas de circulação e área de manobra.

Além dos regramentos e da legislação sobre estacionamentos vigentes, Marco Antonio Gullo aborda questões não previstas em normas, como:

– faixa de circulação em curva, fundamental para a circulação de veículos e até mesmo para evitar acidentes;

– limitações impostas por elementos construtivos, como pilares, paredes de contorno e outros sistemas construtivos diversos;

– espaços de manobra, para garantir a largura mínima para as faixas de circulação e evitar pequenos acidentes e avarias ao próprio veículo decorrentes da dificuldade de manobra.

Estacionamentos: diretrizes de projeto e perícias enfatiza as normas técnicas imprescindíveis a um bom projeto, como segurança e mobilidade do usuário, vagas reservadas para idosos e usuários com mobilidade reduzida e saídas de emergência, entre outras.

Com base no estudo de normas e legislações, características dos veículos e outros aspectos importantes de segurança e mobilidade, o livro propõe diretrizes ao projeto de estacionamentos, como comprimento, largura e altura de vagas, largura das faixas de circulação e das faixas de acesso às vagas, inclinação da rampa, área de manobra e faixa de circulação e acesso de pedestres.

O autor discute a atuação do engenheiro diagnóstico na inspeção e na auditoria de estacionamentos e avalia as mudanças globais e as tendências que deverão impactar os futuros projetos de estacionamentos, entre os quais os veículos autônomos, o uso crescente de bicicletas e a popularização de veículos híbridos e elétricos.

Informações técnicas

Autor
Marco Antonio Gullo
Páginas
144
ISBN
978-65-86235-40-1
Publicação
2021
Edição
1

Livros e cursos relacionados