em breve

A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é amplamente cultivada em mais de uma centena de países, dada a sua boa adaptabilidade a diferentes sistemas de produção e tolerância a condições de estresse hídrico e baixa fertilidade do solo.

Também conhecida como macaxeira ou aipim, a mandioca é considerada a mais brasileira das grandes culturas, sendo produzida em larga escala e constituindo um dos principais produtos em circulação no mercado interno do País.

O livro Mandioca: do plantio à colheita trata da mais brasileira das culturas, de grande importância socioeconômica e de nossa história, domesticada na bacia amazônica há mais de 7.000 anos:

– A mandioca de mesa representa uma das maiores fontes de carboidrato para uma parte significativa da população mundial.

– Serve de matéria-prima para variados produtos industrializados, como farinha, fécula e tapioca.

– É utilizada para a formulação de rações para consumo animal.

Na era de avanços tecnológicos, crescimento populacional e consequente aumento do consumo de energia, a mandioca está entrando em destaque no mercado de produção de etanol, a partir do aproveitamento de suas raízes tuberosas e resíduos de seu processamento, contribuindo para um suprimento sustentável de energia renovável.

No cenário de mudanças climáticas, torna-se importante a produção de conhecimento dos profissionais do País acerca dessa cultura e o aprimoramento da produtividade da mandioca em solo brasileiro, medida em produtividade média por hectare, para que esta atinja seu potencial, colaborando com a segurança alimentar.

Mandioca: do plantio à colheita apresenta, ao longo de seus 13 capítulos, o percurso dessa tuberosa, desde o preparo do solo, a calagem e a adubação até a conservação de seus produtos, sua origem, a fisiologia e a nutrição da planta. Das 95 cultivares de mandioca registradas, existentes de Norte a Sul do País, a obra detalha as características das principais.

Explica as ferramentas para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas e os cuidados a serem tomados durante as fases de seleção do material de plantio e de cultivo inicial da planta. Aborda os métodos e sistemas mais eficazes para mandioca irrigada e as práticas mais utilizadas na colheita da mandioca.

Mandioca: do plantio à colheita analisa o mercado de oferta e demanda, para que o leitor compreenda a dinâmica das transações no cenário atual e as tendências na produção de mandioca no Brasil e no mundo.

Leitura fundamental para estudantes e profissionais das áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, produtores e técnicos envolvidos na produção de mandioca, este livro reúne conhecimentos de diversos especialistas.

Informações técnicas

Autores
Aluízio Borém, Pedro Soares Vidigal Filho, Alex Henrique Tiene Ortiz, Manoel Genildo Pequeno
Páginas
304
ISBN
978-65-86235-39-5
Publicação
2021
Edição
1

Livros e cursos relacionados