O melão é uma fruta provavelmente nativa da África Tropical. Entretanto, é na Índia que se encontra seu ponto de dispersão, espalhando-se a partir daí para as diversas zonas de produção do mundo, desde os países mediterrâneos, centro e leste da Ásia, as três Américas até centro e sul da África. Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semiáridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar. É rico em vitaminas A, B e C, e B6, também conhecida como piridoxina e que induz a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
No continente americano, os Estados Unidos são o maior produtor e consumidor de melão, explorando principalmente o tipo comercial Cantaloupe, adaptado a cultivos extensivos com alto índice de mecanização. Na América do Sul, o Brasil, a Argentina e o Chile são os principais produtores de melão, principalmente do tipo Amarelo, que é consumido no mercado interno e também é amplamente exportado para a União Europeia e os Estados Unidos. A região Nordeste concentra os principais polos de produção de melão. É interessante assinalar que, nos primeiros anos da implantação comercial do cultivo de melão no Brasil, o que ocorreu na década de 1960, as áreas de produção estavam concentradas no centro-sul do País, notadamente no Rio Grande do Sul e São Paulo. Entretanto, devido a fatores climáticos, a produtividade e a qualidade dos melões eram limitadas. Com o surgimento dos cultivos comerciais na região Nordeste, a produção brasileira cresceu significativamente, alcançando, entre 1990 e 2013, um incremento de 853%, passando de 59.360 para 565.900 toneladas anuais.
Melão: do plantio à colheita foi escrito para produtores e técnicos que dão assistência à cultura do melão, além de estudantes de Agronomia, interessados na produção dessa espécie. Aqui descrevem-se as mais modernas e recentes tecnologias para a produção dessa cultura.