Projeto modelo de gestão ambiental em áreas litorâneas – com Regina Pacca Costa e Fernando Duarte

com Regina Pacca Costa

O Projeto modelo de gestão ambiental em áreas litorâneas é uma iniciativa de educação ambiental que engloba diversas práticas como a drenagem urbana e a gestão de resíduos sólidos, visando adequar a área do bairro Delfim Verde, no município de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, em um planejamento sustentável.

Este tem como objetivo servir de modelo para a implantação de práticas semelhantes em outras áreas litorâneas. No webinar de mesmo nome, que será realizado no próximo dia 21 de outubro (quinta-feira), os professores Regina Pacca Costa e Fernando Duarte falarão sobre o desenvolvimento deste projeto.

O que será abordado?

• Proposta de gestão ambiental em áreas litorâneas;
• Sustentabilidade em ocupações litorâneas;
• Conjunto de ações sustentáveis: gestão de resíduos sólidos; proposta de Urbanismo sustentável; atividades sociais; educação ambiental; alternativas energéticas;
• Drenagem sustentável.

Para saber mais

Capa do livro Ciências do ambiente, que mostra arte de tubulação hidráulica cinza e azul com floresta ao fundo.O webinar será realizado pela Oficina de Textos como forma de promover a obra Ciências do ambiente, publicada em setembro, de autoria de Regina Pacca Costa. Com o objetivo de contribuir com as ciências ambientais por meio da promoção do conhecimento de maneira didática e acessível, o livro traz o panorama atual dessa área do conhecimento diante do crescimento populacional e os avanços da industrialização e da urbanização em um contexto em que se busca, cada vez mais, a qualidade de vida da população e a sustentabilidade.

A autora apresenta, nesta obra, conceitos fundamentais para estudantes, professores e demais profissionais que almejam atuar junto à gestão ambiental nos mais diversos ramos, buscando a implementação das tecnologias atuais e futuras fundamentadas dentro de um programa de sustentabilidade, prezando pelo bom uso dos recursos naturais.

Em sete capítulos, Pacca Costa se apoia em tópicos fundamentais do estudo das ciências ambientais, os quais são a educação ambiental, ecologia, água, abastecimento de água, esgoto, drenagem urbana, resíduos sólidos urbanos e poluentes atmosféricos.

Ciências do ambiente é um livro completamente ilustrado e conta com exemplos práticos da aplicação dos conceitos apresentados pela autora.