Alicia Kowaltowski é a nova representante de Ciências Biológicas na ABC

Cerimônia de Posse dos novos membros da ABC lota auditório do Museu do Amanhã. (Imagem: Academia Brasileira de Ciências)

 

Na última sexta-feira (11/5), a nossa autora, Alicia Kowaltowski, foi empossada como novo membro da Academia Brasileira de Ciências. Diante de um auditório lotado no Museu do Amanhã ela ficou responsável por discursar em nome dos novos membros.

Sem notas escritas, falando de improviso com muita segurança e desenvoltura, ela agradeceu pela inclusão nos quadros da ABC, uma grande honra numa carreira em que se erra muito até conseguir resultados, mas que envolve pessoas com curiosidade, vontade de entender e de desenvolver inovações fantásticas.

Destacou, porém, que o conhecimento da sociedade sobre ciência não acompanhou seu desenvolvimento e atribuiu aos cientistas a responsabilidade de reduzir gradativamente esta distância.

Alicia Kowaltowski em seu discurso na ABC. (Imagem: Academia Brasileira de Ciências)

“Para que o apoio à ciência seja ampliado, é preciso que a sociedade entenda que sem ciência não há desenvolvimento”, ressaltou a bioquímica.

“Posso falar em nome dos meus colegas que estão aqui hoje, como eu, tomando posse: a ABC pode contar conosco para lutar como for necessário no sentido de levar o Brasil ao patamar de protagonismo científico em nível internacional.”