Engenharia civil

Estruturas em situação de incêndio: lançamento da Ofitexto trata das normas brasileiras

Pensar em segurança contra incêndio é uma medida prioritária e essencial para todo projeto de obra de Engenharia e Arquitetura. Para isso é que existe, na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma norma que se relaciona especificamente a estruturas em situação de incêndio.

Com o objetivo de suprir uma carência de materiais a respeito de segurança contra incêndio na literatura técnica brasileira, a livraria técnica Ofitexto disponibilizou, no último mês de maio, em pré-venda, o livro Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio segundo as Normas Brasileiras

Livro aborda as normas técnicas ligadas a estruturas em situação de incêndio

Escrito por João Paulo Correia Rodrigues e Rafael Luiz Galvão de Oliveira, Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio tem o objetivo de ampliar os conhecimentos de profissionais e pesquisadores com base na NBR 14323 e na experiência europeia consolidada pelo Eurocode 2 e 3. 

A obra visa explicar os conceitos básicos de segurança contra incêndios e a forma como se comportam as estruturas fabricadas em diversos materiais, como concreto, aço e madeira, sob o calor e os efeitos das chamas, com foco nos métodos de dimensionamento e verificação. 

Trabalho inédito no Brasil, o livro conta com um capítulo completamente dedicado à avaliação e à reparação de estruturas danificadas por incêndios. 

Além disso, o livro também traz exercícios resolvidos a respeito do dimensionamento de estruturas em diversos materiais em situação de incêndio, mostrando-se, dessa forma, essencial para estudantes das áreas de Engenharia e Arquitetura, além de profissionais já atuantes como engenheiros, projetistas e técnicos. 

Sobre os autores

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa e em Engenharia de Segurança ao Incêndio pela Universidade de Coimbra, João Paulo Correia Rodrigues atua como professor em diversas disciplinas no Departamento de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra. João Paulo é autor de diversas pesquisas relacionadas a essa temática e é também presidente da Associação Luso-Brasileira para Segurança Contra Incêndio. 

Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente Rafael Luiz Galvão de Oliveira cursa o doutorado em Engenharia de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra, sob orientação de João Paulo Correia Rodrigues. 

Lançamento na Ofitexto

Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio está disponível para compra na livraria técnica Ofitexto.

Capa do livro Dimensionamento de estruturas em situação de incêndio

Para saber mais