Faleceu no dia 4 de agosto a Professora Doutora Dora de Amarante Romariz

Resultado de imagem para Dora de Amarante RomarizCom apenas 25 anos, a geógrafa já participava dos trabalhos de campo para escolher onde seria Brasília. Antes mesmo de se formar, Dora, já atuava no IBGE enquanto cursava o último ano de História e Geografia na UFRJ.

Especializou-se em biogeografia, mas, foi durante sua aposentadoria que Dora dedicou-se integralmente aos estudos. A geógrafa chegou a ser chamada pela Unesco para participar da elaboração de um mapa da vegetação da América do Sul, deu aulas, palestras e escreveu dois livros. Ela também fez parte do primeiro grupo de Biogeografia no Brasil.

Dr. Dora era uma associada ativa da Sociedade Botânica do Brasil, com marcante presença em nossos  congressos nacionais, participando de todas as atividades científicas e sociais.

Dora Romariz faleceu nesse 4 de agosto, por falência de órgãos, aos 95 anos. Uma das mais importantes geografas de nosso país e um exemplo a ser seguido, deixará saudades.

 

Dora também é autora responsável pela obra  “Biogeografia: Temas e Conceitos” um ilustre trabalho da geógrafa, lançado em 2008. O livro é uma grande referência em diversas áreas da Biogeografia e usado como ferramenta de estudos, justamente por ser uma obra que funciona em formato de “dicionário” facilitando a procura e ajudando aos leitores.

Além de ser uma brilhante cientista, Dora também marcou a história como célebre autora.

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.