Com proposta inovadora na área, Pontes chega à Ofitexto neste trimestre

O que sustenta uma ponte? Como se constrói uma ponte? Como se vence o vão sobre a água? São essas as questões que Pontes, livro de Ricardo Valeriano que chega à Ofitexto ainda neste primeiro trimestre, busca responder. 

Para isso, o professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta, em 12 capítulos, conceitos fundamentais, dos mais básicos aos mais complexos a respeito das estruturas que compõem este elemento, tão comum e, ao mesmo tempo, tão importante na construção das cidades.

Pontes é obra inédita na Engenharia brasileira

Embora outros autores já tenham abordado essa temática em suas obras, Ricardo Valeriano traz, pela primeira vez em décadas, os principais conceitos a respeito do projeto, da elaboração e da execução da construção de uma ponte. Proporciona ao leitor uma extensa obra original sobre componentes, materiais, geometria, concepção e dimensionamento de superestruturas de pontes.

O livro vem atender, com excepcional qualidade, a uma lacuna no ensino de Engenharia no Brasil!

Dividido em duas partes, o livro é aberto pela sábia e sensível frase de Montgomery Schuyler, jornalista e crítico de arquitetura, que diz que “quando a história dos nossos tempos for escrita, a posteridade vai nos conhecer não por uma catedral ou um templo, mas por uma ponte”.

Valeriano traz, na primeira parte da obra, além da definição do conceito de ponte, a evolução deste elemento tão presente nas paisagens urbanas desde os primórdios da humanidade. 

De acordo com o autor, sobre esse aspecto, “pode-se observar que somente as civilizações com rede de estradas sistematizaram de fato o processo”. Valeriano menciona casos reais sobre a forma como diversos povos, desde o princípio dos tempos, desenvolveram sistemas de pontes e estradas de acordo com as necessidades que possuíam à época. 

O autor apresenta imagens de pontes históricas.
Pontes em Machu Pichu (Peru) e no Egito, presentes no livro de Ricardo Valeriano/Todos os direitos reservados

O livro conta com diversas ilustrações e fotografias relacionadas à temática central, apresentando pontes conhecidas, históricas, além de simulações de como eram as pontes elaboradas pelas primeiras civilizações.

A segunda parte traz um maior teor técnico e prático, com foco em gráficos, equações e cálculos para a construção de uma ponte de forma apropriada e segura, com base nos conceitos como dimensionamento, tensão, flexão, trem-tipo, estado-limite, entre outros. 

Especial atenção é dada ao estudo da distribuição transversal de cargas móveis nas estruturas em vigas múltiplas, destacando-se a influência da proporção entre rigidezes flexional e torcional.

Comportamento das vigas que compõem a estrutura das pontes.
Quadro presente no livro Pontes/Todos os direitos reservados

 Visando introduzir o tema da protensão, apresentam-se de forma sucinta as principais técnicas, equipamentos e materiais, os comportamentos fundamentais e a análise das estruturas protendidas. 

No último capítulo são abordados os princípios do projeto de estruturas, relativos à caracterização dos estados-limites e combinações de solicitações de acordo com as normas brasileiras.

Combinações variadas de tensão nas estruturas de pontes.
Figura presente no livro Pontes/Todos os direitos reservados

É possível conhecer mais sobre o livro conferindo todos os tópicos apresentados em seu sumário.

Sobre o autor

Ricardo Valeriano é professor associado da Escola Politécnica da UFRJ, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é mestre e doutor na área, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da UFRJ (COPPE/UFRJ). 

O autor tem atuação no meio acadêmico nas áreas de estabilidade elástica e estruturas espaciais, campo de estudo que dá origem à temática central do livro Pontes. Valeriano foi o responsável pela elaboração da maioria das ilustrações presentes na obra, demonstrando, assim, o conhecimento e o cuidado com a proposta didática, que tornam a publicação tão importante para o ramo da Engenharia Civil.

Pontes está em pré-venda promocional na loja da Ofitexto até o próximo dia 7 de abril.

Pré-venda do livro Pontes com valor promocional

Matéria publicada em 04 de março de 2021