A Habitação Social e a gestão Condominial: reflexões sobre o PAR e o MCMV – com Profa. Dra. Nirce Saffer Medvedovski

A Avaliação Pós-Ocupação na qualidade ambiental da habitação tem o papel fundamental de validar a qualidade do projeto. Estes conceitos são aplicados a programas o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e o Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Sobre este assunto, as especialistas Prof. Dra. Nirce Saffer Medvedovski e Sheila Walbe Orstein apresentarão o webinar A Habitação Social e a gestão Condominial: reflexões sobre o PAR e o MCMV.

O que será abordado?

Orstein abordará:

  • A importância da qualidade ambiental na habitação;
  • Contribuições da Avaliação Pós-Ocupação para a Qualidade Ambiental;
  • Pesquisas sobre a habitação social: questões a serem consideradas nos períodos pré, durante e pós-pandêmico.

Medvedovski tratará os seguintes assuntos:

  • Gestão condominial no  Programa de Arrendamento Residencial;
  • O difícil estabelecimento de condomínios no MCMV – Faixa 1 em Pelotas -RS;
  • O direito à habitação  e a gestão da vida cotidiana.

Para saber mais

O webinar terá base nos títulos Qualidade ambiental na habitação Avaliação pós-ocupação.

Em Qualidade Ambiental na Habitação a Avaliação Pós-Ocupação (APO) desfruta do papel principal na validação da qualidade do projeto. Reunindo contribuições de alguns dos principais pesquisadores brasileiros e expoentes internacionais na área, a obra é estruturada em três partes consecutivas, de forma didática. A primeira parte, os primeiros oito capítulos, formula os conceitos e avanços metodológicos na área, cujo rebatimento em aplicações práticas em empreendimentos habitacionais constitui a segunda parte, capítulos 9 a 13. A experiência internacional amplia o contexto da obra nos últimos três capítulos que a completam como terceira parte.

O livro oferece a projetistas, construtores, pesquisadores e estudantes as vertentes contemporâneas da APO no cenário nacional e internacional, valorizando o foco no usuário final da habitação e revelando preocupação constante com a qualidade do projeto e da construção. Os inúmeros exemplos provêm dos setores público e privado nos mais diversos contextos urbanos e regionais.

Avaliação Pós-Ocupação (APO) na Arquitetura, no Urbanismo e no Design: da Teoria à Prática leva ao leitor amplo conhecimento conceitual e prático para a aplicação da APO em ambientes construídos e objetos no decorrer de seu uso, de modo a aferir seu desempenho físico, à luz da percepção dos seus usuários.

Trata-se de uma obra que se destina a arquitetos, urbanistas, engenheiros e designers empenhados em embasar o processo decisório de seus projetos, por meio de incorporação de lições aprendidas a partir de edificações e objetos de tipologia semelhante já em uso.