A importância da Pedologia diante do crescimento populacional – com Igo Lepsch

com Igo F. Lepsch

Especialistas indicam que haverá um crescimento exponencial da população mundial nos próximos 50 anos. Com isso, aumentará, da mesma forma, a demanda por alimentos, fibras e combustíveis capazes de suprir as necessidades dos habitantes do planeta. No entanto, o recurso do solo para prover esses bens é limitado pela degradação através da erosão e pela ocupação da urbanização.

Para atender a essas demandas, portanto, serão necessárias algumas tais como mudanças de hábitos alimentares, aumento da produtividade dos cultivos e recuperação dos solos degradados. Sobre todos esses assuntos, do ponto de vista das ciências do solo, é que o professor Igo F. Lepsch falará em seu webinar “A importância da pedologia diante do crescimento populacional”.

O que será abordado?

  • Solo como origem da maior parte dos alimentos; 
  • Crescimento populacional x demanda por alimentos;
  • Soluções para atender às demandas da crescente população;
  • Como otimizar o uso dos solos agrícolas;
  • Mapas pedológicos;
  • Diferenças entre mapeamento convencional e mapeamento digital de solos.

Para saber mais

Segunda edição da obra de Igo Lepsch aborda a ciência do solo

A palestra on-line será realizada com base na 2ª edição do livro 19 lições de pedologia, de Igo F. Lepsch, lançada pela livraria técnica Ofitexto na última semana. A obra é uma abrangente introdução à Ciência do Solo, especialmente desenvolvido para as condições brasileiras. A obra explora as rochas e minerais que dão origem aos solos, os processos de formação e degradação, e sua biologia, física e química.

Neste livro aborda-se a evolução na análise e classificação dos solos, além da descrição dos principais sistemas modernos de classificação, seus fundamentos e suas diferenças, com destaque para o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Um livro-texto fundamental para os cursos de graduação em Agronomia, Florestas, Ecologia, Zootecnia, Geografia e Biologia, entre outros.

Esta segunda edição conta com uma ampla revisão de todos os capítulos, especialmente os relativos aos levantamentos de solos e às análises químicas de solos. Foram adicionadas questões para estudo e um novo glossário de termos de Ciência do Solo. O número de páginas foi reduzido em 30%, proporcionando uma leitura mais direta e concisa, bem como uma obra mais acessível.

Igo F. Lepsch é renomado especialista em Solos, com Mestrado e PhD pela North Carolina State University, EUA, e pós-doutorado na Commonwealth Scientific Industrial Research Organization, Austrália. É autor de inúmeros artigos científicos e de divulgação publicados em 50 anos de atividade profissional. Depois de exercer a função de pesquisador no Instituto Agronômico de Campinas, vem atuando como professor visitante e consultor de empresas. Pela Oficina de Textos, publicou também Formação e Conservação dos Solos.