Avaliação Pós-Ocupação: verificando a percepção e a satisfação do usuário

com Sheila Walbe Ornstein, Simone Barbosa Villa

As Professoras Sheila W. Ornstein (FAU/USP) e Simone B. Villa (FAUeD/UFU) apresentam neste webinar gratuito o tema da Avaliação Pós-Ocupação verificando a percepção e a satisfação do usuário.

O tema da avaliação em processo de projeto é atual e importante, e a Avaliação Pós-Ocupação, especificamente, deve ser vista como fase obrigatória de todo um processo de projeto, oferecendo em primeiro lugar a realimentação (feedback) ao próprio objeto de projeto. Porém, a APO também continua sendo uma área de pesquisa, como atestam os numerosos trabalhos publicados no último ano sob as palavras-chave avaliação pós-ocupação (APO) e post-occupancy evaluation (POE).

O que será abordado:

  • Avaliação Pós-Ocupação: a percepção e a satisfação do usuário
  • Os métodos e seus instrumentos
  • Exemplos de aplicação em empreendimentos habitacionais
  • Inovação tecnológica na APO
  • Considerações

Para saber mais

A palestra baseia-se no livro Avaliação pós-ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design – da teoria à prática onde as autoras Sheila W. Ornstein, Simone B. Villa, Rosaria Ono e Ana Judite Galbiatti Limongi  apresentam na obra discussões conceituais e sobre tendências em APO. Também discutem a relação da APO com as normas, protocolos e questões da ética em pesquisas que envolvem pessoas.

São abordados procedimentos metodológicos, e inclusive a robustez de APOs é fundamentada por análises estatísticas e aplicação de instrumentos de investigação consagrados na área do conhecimento da psicologia. A divulgação e a aplicação dos resultados de APOs são discutidas e exemplos específicos de avaliações são apresentados. Finalmente, a APO dentro do ensino de projeto arquitetônico, no urbanismo e no design é descrita com base na experiência de duas faculdades de Arquitetura e Urbanismo.

O livro tem ainda um capítulo onde são abordadas as experiências didáticas dos autores sobre a aplicação da APO e da ADU em cursos de Arquitetura e Urbanismo (graduação, pós-graduação e especialização) e de Design (graduação).