Melhoramento moderno de plantas: diferentes fontes de dados e abordagens estatísticas, um objetivo, uma estrutura – com Roberto Fritsche Neto

Nos últimos anos, novas ferramentas como imagens, marcadores moleculares, sensores de caracterização ambiental, transcritos, entre outras, vêm sendo incorporadas em estudos genéticos. Ao mesmo tempo, novos métodos estatísticos têm se tornado familiares nas análises de grandes e complexos conjunto de dados. No entanto, como incorporar todo este arsenal no desenvolvimento de cultivares? Neste contexto, Roberto Fritsche-Neto apresentará, neste webinar, possíveis formas de otimizar os programas de melhoramento, acelerando o processo de seleção e reduzindo custos.

O que será abordado?

  • Formas de otimizar programas de melhoramento de plantas;
  • Novas ferramentas incorporadas aos estudos genéticos;
  • Novos modelos estatísticos para análise de grandes conjuntos de dados;
  • Aceleração do processo de seleção;
  • Redução de custos.

Para saber mais

Livro aborda os principais objetivos do melhoramento genético de plantas

O webinar será fundamentado em conceitos apresentados na oitava edição do livro Melhoramento de plantas, de Aluízio Borém, Glauco V. Miranda e Roberto Fritsche-Neto. A obra apresenta em detalhes os estudos desenvolvidos no meio científico nacional e internacional a respeito do melhoramento de espécies vegetais diversas.

Com o propósito de ser referência aos profissionais dedicados ao melhoramento de plantas e incentivo aos jovens melhoristas, a nova edição do livro conta com capítulos atualizados à luz dos novos estudos a respeito da tecnologia genética, bem como novos paradigmas nos campos científico e econômico.

Os autores trabalharam com afinco e cuidado para apresentar, nesta obra, os fundamentos teóricos e a aplicação desta tão importante e emergente ciência. De acordo com eles, a integração da teoria e da prática é fundamental para que o profissional que se dedica ao melhoramento genético de plantas obtenha sucesso.

O objetivo deste livro é tornar acessíveis e manter atualizados os conhecimentos a respeito da ciência do melhoramento de plantas para estudantes de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Genética e Melhoramento, Fitotecnia e Fitopatologia.

O webinar é gratuito e será realizado no próximo dia 15 de setembro a partir das 14h30.