Projeto estrutural por bielas e tirantes: Dimensionamento de dentes Gerber – com Daniel Miranda

Uma das maiores referências brasileiras em projeto estrutural com aplicação do modelo de bielas e tirantes, Daniel Miranda apresentará webinar exclusivo abordando os fundamentos dessa teoria na engenharia de estruturas.

O que será abordado?

  • Fundamentação teórica de modelos de bielas e tirantes;
  • Critério de resistência dos materiais;
  • Noções sobre a construção de modelos;
  • Modelos adequados para utilização em dente Gerber;
  • Dimensionamento e detalhamento de dentes Gerber.

Para saber mais

O webinar será realizado com base no livro Projeto estrutural por bielas e tirantes, que trata dos fundamentos da teoria da plasticidade intervenientes, introduz o leitor ao modelo e analisa as propriedades dos materiais e a transferência de forças entre a armadura e o concreto. Por fim, apresenta a aplicação em elementos como vigas-parede, consolos, dentes Gerber e nós de pórtico.

Amplamente ilustrado, com explicações passo a passo para os cálculos e exemplos aplicados, Projeto estrutural por bielas e tirantes é uma referência essencial para engenheiros estruturais.

Os modelos de bielas e tirantes são úteis e muito mais interessantes para o dimensionamento de alguns elementos estruturais em concreto armado. Representam uma importante ferramenta para a análise do fluxo de forças e o detalhamento de estruturas de concreto e de regiões onde há variações geométricas ou concentrações de tensões.

Daniel Miranda possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2002) e mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE) e sócio da EGT Engenharia Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Estruturas, atuando em projetos de pontes e grandes estruturas. Membro das comissões de revisão das normas NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto ? Procedimento, NBR 7187 – Projeto de pontes, viadutos e passarelas de concreto, Procedimento e NBR 16694 – Projeto de pontes rodoviárias de aço e mistas de aço e concreto.