Riscos híbridos – com Francisco Mendonça

com Francisco Mendonça

O professor Francisco Mendonça traz, neste webinar, um tema inédito para as pesquisas em geografia. Riscos híbridos: concepções e perspectivas socioambientais, mesmo título da obra recém-publicada pela livraria técnica Ofitexto, abordará as inter-relações entre os fenômenos que, ano após ano, temos acompanhado em nosso planeta, ligados a riscos naturais, tecnológicos e sociais, como deslizamentos e inundações, acidentes em usinas e barragens, poluição, fome e violência, que ocorrem, de maneira geral, de forma simultânea. Mendonça apresenta a inter-relação entre esses diferentes fatores e os conceitua como riscos híbridos.

O que será abordado?

  • Problemas socioambientais urbanos;
  • Sociedade de risco;
  • Riscos e vulnerabilidades socioambientais;
  • Resiliência socioambiental urbana;
  • Riscos híbridos

Para saber mais

A palestra baseia-se no livro Riscos híbridos: concepções e perspectivas socioambientais, onde o autor discute temas relacionados a riscos socioambientais urbanos, vulnerabilidade e resiliência, riscos hidrometeorológicos, índice DRIB, deslizamentos e gestão de riscos de desastres.

Estes são abrangidos pelo conceito de riscos híbridos, permitindo debater políticas voltadas à prevenção e à redução dos impactos potenciais decorrentes desses riscos.

De acordo com Francisco Mendonça, nenhum problema relacionado aos desastres que acompanhamos com frequência no noticiário é um problema isolado. Para ele, é necessária a compreensão de que os riscos são multifacetados e complexos, e que, além disso, são construções sociais, uma vez que os fenômenos somente se tornam riscos se tiverem algum impacto nas sociedades humanas.

A obra é pioneira e traz uma abordagem inédita, construindo um novo campo de pensamento sobre questões cruciais para os nossos dias no que diz respeito ao meio ambiente e às desigualdades sociais.

O webinar será realizado na próxima quarta-feira (28) a partir das 14h30.